Vida

Potência sobre rodas | Rimac Nevera: carro elétrico tem 1.940 cv e vai de 0 a 100 km/h em 1,85 s

Potência sobre rodas | Rimac Nevera: carro elétrico tem 1.940 cv e vai de 0 a 100 km/h em 1,85 s

A fabricante croata Rimac Automobile divulgou oficialmente seu hipercarro elétrico. Chamado de Nevera, ele é a versão final do conceito C_Two, revelado em 2018. Comparando com o primeiro modelo, o Rimac Nevera possui uma melhoria de 34% em sua eficiência aerodinâmica após alterações no capô, no difusor, nas entradas de ar e nas colunas.

Além disso, o novo desenho do modelo faz o resfriamento ter sua eficiência aumentada em 30% nos sistemas de freio em baixa velocidade e em 7% em altas velocidades. Além disso, o layout traz elementos aerodinâmicos ativos que geram downforce sem proporcionar arrasto excessivo, com um coeficiente de apenas 0,3.

Com tudo isso, o motor precisa fazer jus ao pacote externo. E ele faz: a energia é fornecida por uma bateria de lítio/manganês/níquel em forma de H, com 120 kWh. A unidade gera 1.940 cv de potência, com 240,6 kgfm de torque e autonomia de 547 km.

nivera - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Tudo isso faz o veículo ir de 0 a 100 km/h em 1,85 segundo e chegar aos 300 km/h em 8,6 segundos. Sua velocidade máxima é limitada em 412 km/h.

A Rimac queria que o Nevera combinasse as qualidades de um GT com a precisão de um carro de pista, e é por isso que criou sete modos de condução para o hipercarro. São eles: Esporte, Drift, Conforto, Alcance, Pista e dois personalizados que permitem ao motorista combinar características diferentes de acordo com sua preferência.

O Rimac Nevera será limitado a 150 unidades e seu preço é de 2 milhões de euros (R$ 12,6 milhões na conversão atual).