Vida

OS PÁSSAROS VOLTAM A VOAR! escultura "Aves de Arribação" é instalada na capital e passa por restauração: "maior alegria"; diz Marcos Pinto

As “Aves de Arribação”, do artista Marcos Pinto, finalmente estão de volta aos céus de João Pessoa. A escultura ficará no Parque Parahyba III, no bairro do Bessa.

Ao Polêmica Paraíba, o artista Marcos Pinto disse que está começando a instalar a obra para começar a fazer a restauração, de acordo com ele, as aves ficaram muito deterioradas após serem abandonadas em um galpão, na capital.

Cada pássaro da Aves de Arribação pesa quase duas toneladas, Marcos adiantou à nossa redação que deve levar 45 dias para a obra ficar totalmente pronta.

O artista disse que apesar de toda a luta para ter a obra de volta e instalar ela novamente na capital, se sente imensamente feliz e grato a Deus.

O governador João Azevêdo fez uma visita à obra nesta terça-feira (21) e fez o registro em seu instagram.

Ententa a história da obra:

Após uma reforma radical no trânsito de João Pessoa no final da AV. Beira Rio, uma das mais belas obras de Marcos Pinto, a escultura “Aves de Arribação” localizada no girador próximo à praia do Cabo Branco foi simplesmente retirada pela PMJP na gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo, sem consultas ou desculpas, sua obra ficou abandonada em um galpão da prefeitura de João Pessoa. O Artista na época alegou sofrer uma espécie de censura política.

Depois de uma grande luta em busca dos seus direitos, que era ter de volta a sua obra, o artista foi procurado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e pelo governador do estado João Azevêdo, e finalmente pode recuperar a escultura, que encontra-se hoje em seu atelier.

A  escultura foi um presente da Construtora Holanda à cidade de João Pessoa quando a empresa completou 40 anos de atividade na capital paraibana. E foi ali instalada no governo do prefeito Luciano Agra.

A construtora queria algo que enriquecesse, para dignificar o local, como disse Marcos Pinto, ele passou uma tarde toda no local, e percebeu que as pessoas pareciam “Aves de Arribação”, sempre em busca de alimentos, de moradias e novos tempos. E foi daí que veio sua inspiração.