Tecnologia

Mais de 3 mil golpes digitais usam o jogo Cyberpunk 2077 como isca

Mais de 3 mil golpes digitais usam o jogo Cyberpunk 2077 como isca

Nesta quinta-feira (10), jogadores de todo o mundo finalmente poderão jogar o game "Cyberpunk 2077", um dos mais esperados não apenas de 2020 como de vários anos. Anunciado em 2013, ele já teve sua data de lançamento adiada diversas vezes. E tanta expectativa tem sido aproveitada por cibercriminosos para aplicar diversos tipos de golpes visando roubar dados de usuários.

O alerta foi dado pela Karspersky. Apenas entre janeiro e novembro deste ano, a empresa de segurança eletrônica detectou mais de 3,3 mil tentativas de infectar usuários do game com trojans, vírus e malwares, entre outras ameaças.

Como funciona o golpe

Em um desses golpes, criminosos criaram sites falsos, que prometem a jogadores a oportunidade de baixar o jogo antes do lançamento. Ao entrar na página, o usuário precisa inserir um número de licença, que o site gera quando a pessoa insere seu e-mail e número de telefone.

Quando a vítima insere a chave, recebe um aplicativo que não funciona. Na tela inicial, o programa avisa que não tem um arquivo tipo DLL, que contém funções importantes para iniciar o jogo. Há um novo pedido de dados, que não leva a nenhuma outra ação, mas os donos do site ficam com os dados do jogador.

"O criminoso sabe que há um desejo do jogador por um jogo e usa isso para criar um ataque para roubar informações valiosas das vítimas. Porém ao cair no golpe, é a experiência do jogador que é impactada, e a desenvolvedora do jogo acaba tendo que lidar com algo que não tem controle", alerta Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina.

Segundo ele, o usuário precisa de um pouco mais de paciência e pesquisar de onde vai baixar o jogo. "Por isso pedimos a todos os jogadores: esperem o lançamento oficial e baixem o jogo de fontes confiáveis. Esta é o melhor jeito de aproveitar a diversão de forma segura", afirma.

Para quem quiser se perder em Night City, cenário de Cyberpunk, com segurança, outras dicas incluem: desconfiar de ofertas ou promoções muito baratas, verificar a reputação dos serviços de distribuição, se certificar de onde se está inserindo dados pessoais e usar programas de segurança de internet.