Política

PRÉVIAS DO PSDB: Partido escolhe neste domingo quem será o candidato à presidência pela legenda; veja como devem votar parlamentares paraibanos

Acontecem neste domingo (21), durante grande parte do dia, as prévias do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), quando filiados do partido irão escolher o candidato da sigla que disputará a presidência da República nas eleições do próximo ano.

Três candidatos disputam as prévias: o governador de São Paulo, João Doria; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Ao todo, 44.700 filiados se cadastraram e terão direto ao voto.

Presencialmente, 700 mandatários, entre governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados, o presidente e ex-presidentes da Executiva Nacional participarão do pleito, em Brasília. Eles votarão em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral.

Já vereadores e filiados de todo o país votarão por meio do aplicativo para smartphones ‘Prévias PSDB’. O horário de votação será de 8h às 15h. Filiados que não puderem participar do evento em Brasília poderão utilizar o aplicativo para votar.

Há quatro grupos votantes. O primeiro deles, o Grupo I, de maior abrangência, é o de filiados da legenda, composto por quase 40 mil filiados; o Grupo II é composto por prefeitos e vice-prefeitos; o Grupo III por vereadores, deputados estaduais e distritais; e por último, o Grupo IV, composto por governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Executiva Nacional, senadores e deputados federais.

Bancada paraibana

E como se comportará a bancada paraibana nessa votação? Diferente de outros estados, o PSDB da Paraíba não fechou apoio público com qualquer um dos pré-candidatos. Contudo, é pública a posição dos três deputados federais paraibanos filiados à sigla.

Pedro Cunha Lima, presidente estadual, já declarou seu apoio a Eduardo Leite. Já Ruy Carneiro e Edna Henrique estão com João Doria. Os deputados estaduais Camila Toscano e Tovar Correia Lima, no entanto, não divulgaram publicamente suas opções.