Política

Governo federal irá fazer consulta pública sobre vacinação contra a Covid-19 em crianças; saiba como colaborar

foto vacina - Governo federal irá fazer consulta pública sobre vacinação contra a Covid-19 em crianças; saiba como colaborar

Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa) – Foto: Tobias Schwarz/AFP

O ministério da Saúde anunciou, na manhã desta quarta-feira (22), que irá realizar uma consulta pública para saber da população qual é sua opinião acerca da vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos.

Desde que foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 16 de dezembro, a medida enfrenta resistência do governo federal, principalmente do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro da Saúde, paraibano Marcelo Queiroga.

Segundo o ministério, em publicação no Diário Oficial da União (DOU), a consulta terá início nesta quinta-feira (23) e ficará aberta até 2 de janeiro. O interessado poderá responder a consulta através do endereço https://www.gov.br/saude/pt-br.

Mesmo autorizada, a vacinação nessa faixa etária deve ocorrer apenas em 2022, uma vez que a vacina para este público tem diferenças em relação à que está sendo aplicada nos adultos. O governo federal terá que comprar uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes, apesar de o princípio ativo ser o mesmo.

Clique aqui e confira a publicação no Diário Oficial da União.