Política

Diplomacia | Senado aprova Nestor Forster para Embaixada do Brasil nos Estados Unidos

Diplomacia | Senado aprova Nestor Forster para Embaixada do Brasil nos Estados Unidos

O Senado aprovou hoje o nome de Nestor José Forster Junior para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A escolha de Forster foi aprovada por 47 votos a favor, 3 contras e uma abstenção.

A votação é parte de um esforço para a aprovação de indicações represadas durante o regime especial de funcionamento do Congresso por causa das medidas de prevenção à Covid-19.

Nestor José Forster Junior é de Porto Alegre, graduado em letras clássicas e História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ingressou na carreira diplomática em 1986 e já ocupou cargos como chefe do Setor de Política Comercial da Embaixada em Washington (1992 a 1995); chefe do Setor Financeiro da Embaixada em Washington (2003/06) e mais recentemente encarregado de Negócios da Embaixada em Washington.

O diplomata foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em fevereiro deste ano.Na época, Forster disse que há perspectiva de aumento em cooperação com os Estados Unidos na área militar e de defesa, uma vez que o Brasil ganhou o título de aliado preferencial extra da Otan.

O diplomata também falou da Amazônia, área que considerou de "interesse comum" aos dois países. Forster sugeriu convidar os parlamentares dos Estados Unidos para conhecer a realidade da região, "separando mitos ou fake news e enfrentando os temas com realismo".

O posicionamento é comum entre membros do governo Bolsonaro. Recentemente, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) convidou o ator Leonardo DiCaprio para andar na Amazônia e "entender como funcionam as coisas". DiCaprio havia compartilhado nas redes sociais alertas sobre os problemas ambientais no Brasil.

(Com Reuters e Agência Senado)