Mundo

NOVAS RESTRIÇÕES: Macron anuncia 2º lockdown na França por covid e proíbe viagens regionais

NOVAS RESTRIÇÕES: Macron anuncia 2º lockdown na França por covid e proíbe viagens regionais

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou hoje que o país iniciará um segundo lockdown por causa da pandemia do novo coronavírus, que voltou a se intensificar na Europa nas últimas semanas. A partir de sexta-feira (30), os cidadãos franceses só poderão sair de casa para atividades profissionais essenciais. Além disso, as viagens regionais dentro da França ficarão proibidas.

Macron fez o anúncio em um pronunciamento televisionado. As novas restrições valerão pelo menos por todo o mês de novembro. No entanto, o lockdown não será tão restritivo quanto o primeiro feito na França, que durou de março a maio.

O governo francês decidiu manter o funcionamento das escolas e de indústrias essenciais, enquanto atividades não essenciais terão que ser suspensas. Nelas, está incluído o fechamento de bares e restaurantes.

O anúncio já era esperado porque a França vem registrando até mais de 50 mil novos casos de covid-19 por dia. Ontem, foram 33 mil novos diagnósticos de contaminações.

 Os detalhes sobre como será o novo lockdown serão anunciados amanhã, para quando o primeiro-ministro Jean Castex anunciou uma coletiva de imprensa no final do dia.