Mundo

Missão Lucy é primeira da Nasa a enviar um foguete a Júpiter; veja imagens do lançamento da nave

Missão Lucy é primeira da Nasa a enviar um foguete a Júpiter; veja imagens do lançamento da nave

“Lucy is in the sky!”, anunciou a Nasa às 09:34 GMT (6h34 no Brasil) deste sábado nas suas contas no Twitter. A agência espacial americana se referia ao lançamento do seu foguete Atlas V carregando a bordo a nave Lucy, a primeira espaçonave destinada a estudar os asteroides troianos de Júpiter.Lucy embarcou em uma jornada de 12 anos para estudar oito asteroides diferentes: um no cinturão principal entre Marte e Júpiter e outros sete localizados na região chamada de Tróia. O objetivo é obter novas perspectivas sobre a formação do sistema solar 4,5 bilhões de anos atrás.

Os asteroides troianos, segundo o principal cientista da missão, Hal Levison, são diferentes fisicamente um do outro. “Por exemplo, eles têm cores muito variadas, alguns são cinza, alguns são vermelhos”, explicou em uma coletiva na sexta-feira (15). As diferenças indicam a que distância do sol eles podem ter se formado antes de assumir sua trajetória atual.

“O que quer que Lucy encontre nos dará pistas vitais sobre a formação de nosso sistema solar”, afirmou Lori Glaze, diretora da divisão de ciência planetária da Nasa.

A imagem abaixo mostra a trajetória realizada pela pelo foguete Atlas V durante o lançamento.

O foguete Atlas V com a nave Lucy foi lançado da base espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.

Por volta das 7h40 (horário do Brasil), Lucy se separou com sucesso do foguete e agora segue viagem sozinha rumo aos asteroides. Os cientistas da Nasa, que acompanhavam o lançamento de uma sala de controle na Flórida, comemoraram o momento com uma salva de palmas.