Mundo

França anuncia a reabertura de boates a partir de 9 de julho

França anuncia a reabertura de boates a partir de 9 de julho

O governo da França anunciou nesta segunda-feira (21) a reabertura das boates para o próximo dia 9 de julho, sem a obrigatoriedade do uso de máscaras e com capacidade de 75% no interior e 100% no exterior, mas com a condição que o público apresente teste negativo ou um certificado de vacinação.

A decisão foi anunciada publicamente após uma reunião no Palácio do Eliseu entre o presidente Emmanuel Macron e representantes do setor de casas noturnas, que pediam a reabertura das instalações após 15 meses de fechamento.

A única condição imposta nesses locais, além da leve restrição de capacidade, é que os clientes apresentem algum documento atestando que possuem o esquema de vacinação completo ou um teste com diagnóstico negativo recente.

Segundo os dois maiores sindicatos da França, de 1.600 casas noturnas na França, 152 estabelecimentos do tipo haviam fechado definitivamente até o final de março de 2021 por dificuldades financeiras e 25% têm problemas para cumprir o protocolo sanitário, principalmente devido ao sistema de ventilação.

Além disso, os shows permanentes regressarão à França no próximo dia 30 de junho, segundo também foi estabelecido neste encontro, que contou com a presença da ministra da Cultura, Roselyne Bachelot, e do ministro-delegado, Alain Griset, responsável pelas pequenas e médias empresas.

Nesse caso, a capacidade também será de 75% em ambientes internos e 100% em ambientes externos.

No caso de haver mais de mil espectadores, será exigido um atestado de saúde que comprove a vacinação completa (uma ou duas doses, dependendo se a doença passou ou não) ou um teste negativo será exigido, mas não o uso de máscara facial.

Esta medida coincide com a celebração, nesta segunda-feira, do 40º aniversário do Dia da Música na França, para o qual está programado um show no pátio principal do Eliseu com os músicos franceses Jean-Michel Jarre e Marc Cerrone.