Mundo

EUA afirma que população terá vacina contra o coronavírus de graça

EUA afirma que população terá vacina contra o coronavírus de graça

A agência de sistemas de seguros de saúde do governo dos EUA (CMS, na sigla em inglês) anunciou na última quarta-feira (28) que vai pagar por doses de qualquer vacina contra a Covid-19 que for aprovada pelo órgão regulatório FDA (Food and Drug Administration). A agência afirma que os EUA pretende garantir “amplo acesso e cobertura à vacina para todos os norte-americanos”.

O comunicado diz que o processo de preparação da vacina, após aprovada, deve ser rápido: “A CMS enviará kits para provedores, Estados e seguradoras para ajudar o sistema de saúde a se preparar para administrar rapidamente a vacina assim que estiver disponível”.

Seema Verma, administradora da CMS, afirmou a jornalistas que os custos da administração da vacina devem ser cobertos por seguradoras, como o Medicare (ou Obamacare), e planos privados. No entanto, afirmou que esse valor não pode ser repassado aos segurados: “Como condição para receber as vacinas contra a Covid-19 de forma gratuita do governo federal, os fornecedores serão proibidos de cobrar dos consumidores pela administração do imunizante”.

Além da gratuidade da vacina, a CMS informou que vai ajudar a pagar tratamentos contra a doença para os cerca de 62 milhões de beneficiários do Medicare. O seguro de saúde é administrado pelo governo e se destina às pessoas de idade igual ou superior a 65 anos.

O governo norte-americano já fechou acordos para garantir doses de 6 possíveis vacinas, desenvolvidas por: Johnson & Johnson, Moderna, AstraZeneca/Oxford, Novavax, Pfizer e Sanofi.

Os Estados Unidos é o país mais afetado pela pandemia. Dados do Worldometer dão conta que já foram registrados mais de 9 milhões de casos de contaminação pelo novo coronavírus e 233 mil mortes.