Mundo

Acordo do Brexit tem que ser concluído até novembro, diz França

Acordo do Brexit tem que ser concluído até novembro, diz França

União Européia e o Reino Unido têm que chegar no início de novembro a um acordo sobre como ficam suas relações após o Brexit, disse neste domingo (11) o ministro de assuntos europeus da França, acrescentando que o bloco não aceitará um pacto ruim apenas por uma questão de se concluir a discussão.

"Precisa haver um acordo nas próximas semanas. Isso significa por volta do início de novembro", disse Clement Beaune à rádio FranceInfo. “Não devemos perder a calma nos últimos dias de negociações porque às vezes é quando as concessões ruins são feitas."

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse ao presidente francês, Emmanuel Macron, no sábado (10) que ele iria explorar todas os caminhos para um acordo comercial com a União Europeia, mas disse que é necessário progresso para se preencher as significativas lacunas que existem entre ambos os lados nos próximos dias.

Johnson estabeleceu prazo de 15 de outubro para a cúpula da UE atingir um acordo sobre o Brexit, enquanto a UE está buscando mais algumas concessões antes de entrar na fase final das negociações.

Copyright © Thomson Reuters.