Geral

Veja o vídeo | Navio colide e destrói atracadouros da travessia Santos-Guarujá

Veja o vídeo | Navio colide e destrói atracadouros da travessia Santos-Guarujá

Um navio de grande porte colidiu hoje por volta de 14h20 contra atracadouros de balsas da travessia entre Santos e Guarujá, no litoral Sul de São Paulo, destruindo instalações e assustando motoristas que faziam o trajeto embarcados. O navio, da empresa Hamburg Sud, se aproximou em alta velocidade do cais, segundo relatos nas redes sociais.

De acordo com a Capitania dos Portos, o choque ocorreu entre balsas e o atracadouro, na ponta da praia, por volta de 14h20. "A Capitania dos Portos de São Paulo enviou uma perícia para o local para apurar os fatos", disse o órgão em nota. Segundo informações iniciais da Capitania, não há feridos nem poluição na água em função do acidente.

"Será instaurado um inquérito administrativo para apurar as causas e responsabilidades do acidente", diz o órgão.

O navio tem bandeira dinamarquesa e não há, até o momento, segundo a Capitania, informações sobre a carga transportada. Nas imagens é possível ver que o navio estava ainda carregado com contêineres. Uma fonte que preferiu não se identificar disse que a embarcação estava se preparando para atracar no Guarujá quando ocorreu a colisão. O navio sofreu pequenas avarias e será inspecionado para que se possa avaliar suas condições de navegabilidade.

Ainda segundo essa mesma fonte, o atracadouro atingido é utilizado para a travessia exclusiva de ciclistas no trecho marítimo entre Santos e Guarujá. O atracadouro afundou e as autoridades locais estão em busca de soluções alternativas para permitir o fluxo de bicicletas para as balsas. Segundo essa pessoa, a travessia de balsas e de navios chegou a ser interrompida, mas em função de condições climáticas, e não do abalroamento ocorrido.

Aguarde mais informações.