Geral

Top 10 maiores torcidas do mundo

Nesta seleção estão as impressionantes 10 maiores torcidas do mundo, de acordo com a Fifa. E são diversos países de procedência destes grandes times seguintes, então relacionados às respectivas torcidas, inclusive o próprio Brasil. É notório nesse top 10 a evidência de clubes cujo país tem uma grande paixão pelo futebol. Destes, há alguns países que tem uma maior preferencia por apenas 2 ou 3 clubes, enquanto os outros vêem de longe essa disputa, como é o caso da Espanha, Argentina, México e Itália. Felizmente, no Brasil, não há uma grande diferença entre as 10 maiores, e também não há um duopólio de títulos. Isso torna o nosso futebol mais competitivo e emocionante. Confira as 10 maiores torcidas:

10°

River Plate – Torcida de 13,2 milhões


Esse é Club Atlético River Plate, ou popular também como apenas River, é de Buenos Aires, Argentina, e sua fundação foi no ano 1901. No ano 2011 disputou a Primera B Nacional.
Que é segunda divisão do futebol deste país, depois de ser rebaixado de modo inédito em sua história, porém voltou para divisão principal no ano 2012. A torcida é décima posição entre as 10 maiores torcidas do mundo, com 13,2 milhões de integrantes. Sua página no Facebook possui mais de 4 milhões de seguidores.

Real Madrid – Torcida de 13,3 milhões


A torcida de um dos melhores clubes do mundo, Real Madrid Club de Fútbol é representada por 13,3 milhões, do clube polidesportivo de sede em Madrid, na Espanha. Trata-se de uma das maiores equipes de futebol do planeta, e é grande campeão da Liga dos Campeões 2014 e equipe que sempre se destacada pela riqueza, com um dos mais valiosos elencos.

Milan – Torcida de 13,4 milhões


São 13,4 milhões de torcedores do Associazione Calcio Milan, ou AC Milan, equipe de grande sucesso e destaque de futebol italiano, e mundial. Milan foi um dos fundadores do extinto G-14, grupo representando 18 principais clubes europeus, e é um dos membros que fundaram a Associação Européia de Clubes, substituindo G-14.

São Paulo – Torcida de 15,3 milhões


A torcida é integrada por 15,3 milhões, ocupando a sétima posição entre as 10 maiores torcidas do mundo, do São Paulo Futebol Clube. O clube teve fundação em 1930, com re-fundação no ano 1935, depois de breve período sem atividade.
Trata-se de um dos times mais bem sucedidos do Brasil e planeta, com diversos títulos, como Campeonatos Brasileiros, Copas Sul-Americanas, Mundial da FIFA de 2005 e 3 Copas Libertadores.

Juventus – Torcida de 16,3 milhões


Juventus é Juventus Football Club e é representado pela torcida expressiva de 16,3 milhões de integrantes. O clube de futebol italiano foi fundado no ano 1897, sendo de sucesso impressionante na Itália. Pela história, é um dos clubes de maior sucesso pelo mundo, com títulos internacionais.

Boca Juniors – Torcida de 16,4 milhões


O popular Boca Juniors é Club Atlético Boca Juniors, é um clube argentino de Buenos Aires, denominado um dos maiores clubes existentes pelas grandes conquistas. O nome é do bairro de La Boca, sendo equipe de enorme destaque por títulos da Copa Libertadores da América, um dos grandes motivos do aumento considerável de sua torcida na década de 90.

Corinthians – Torcida de 24 milhões


São 24 milhões de integrantes do Sport Club Corinthians Paulista, popular Timão, ocupando a quarta posição entre as 10 maiores torcidas do mundo, sendo clube multiesportivo brasileiro, com sede em São Paulo. Apesar de ser a segunda maior torcida do Brasil, ela é a maior do Facebook, veja aqui.
A fundação foi como equipe de futebol em 1910 por grupo de operários do bairro Bom Retiro. A inspiração para nome foi em Corinthian FC, Londres, este excursionava pelo país, denominado pela imprensa da época como Corinthian’s team.

América – Torcida de 26,4 milhões


América é Club de Futbol América, clube de futebol profissional do México; sua fundação foi em 1916, na Cidade de México. As suas cores tradicionais são compostas por azul e amarelo. O clube é pertencente a uma empresa gigante do México, Televisa, do setor de mídia.

Chivas – Torcida de 30,8 milhões


Club Deportivo Chivas Guadalajara é clube de futebol mexicano com sede em Guadalajara, e sua torcida representa 30,8 milhões. A fundação foi em 1906, sendo muito popular e de grande sucesso pelo México. Indiretamente, é agora uma das maiores torcidas do mundo.
As cores do Chivas são vermelho, branco e azul, com lema “Fraternidade, União e Esporte”. A atuação é no Estádio Omnilife, de capacidade para 49.850 torcedores.

Flamengo – Torcida de 33 milhões


A torcida do Clube de Regatas do Flamengo é líder entre as 10 maiores torcidas do mundo. A agremiação poliesportiva brasileira de sede no Rio de Janeiro teve fundação para disputas de remo, no ano 1895.
Atualmente é um dos clubes de mais queridos do Brasil, muito popular, sendo 33 milhões, integrando sua torcida. Excetuando as regiões do sul e sudeste, ele lidera a preferencia todas as outras regiões do território brasileiro. Confira as maiores torcidas do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste.
Foi fundado em bairro de idêntico nome, e mudou-se para Lagoa na primeira metade do século XX.
Mesmo sendo fundado como clube de regatas, o esporte de maior tradição do Flamengo é o futebol. Além do futebol e remo, o destaque é para basquetebol, com conquistas masculinas como campeã da Liga das Américas, por exemplo.