Geral

Splash | Xuxa diz que não superou abusos e só fez terapia após a separação dos pais

Splash | Xuxa diz que não superou abusos e só fez terapia após a separação dos pais

Xuxa diz que não superou abusos e só fez terapia após a separação dos pais

Xuxa Meneghel
Xuxa Meneghel
Blad Meneghel/Divulgação

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

26/09/2020 04h00

Xuxa mostrou sua faceta mais íntima em "Memórias" (Editora Globo), biografia lançada neste mês. A apresentadora transformou em força sua própria vulnerabilidade para seguir adiante. E fez do livro uma terapia ao recordar os bons e maus momentos em sua trajetória, sem disfarçá-los de conto de fadas.

Xuxa livro - Blad Meneghel/Divulgação - Blad Meneghel/Divulgação
Xuxa com seu livro, 'Memórias', que saiu este mês
Imagem: Blad Meneghel/Divulgação
Continua depois da publicidade

Com exceção de seu futuro na TV (ela deixa a Record em dezembro e deve voltar para a Globo), Xuxa fala sobre tudo com muita tranquilidade. A Splash, conta com intensidade tanto sobre as feridas que carrega de determinados acontecimentos como dos amores de sua vida.

Não acredito que dê pra parar uma doença dessas (pedofilia), mas acho que nós podemos ser a vacina.

Dos abusos que sofreu ainda menina, inclusive de pessoas próximas a família, revela ter ficado com uma mania que não conseguiu superar. Até hoje Xuxa toma de três a quatro banhos por dia.

Xuxa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Xuxa na infância
Imagem: Reprodução/Instagram

Creio que existem coisas na vida que não superamos, mas, sim, convivemos. E isso é uma das coisas com a qual conviverei para sempre.

Continua depois da publicidade

Claro que relatar tais situações, algumas com detalhes, é dolorido para Xuxa. Mas é uma dor que ela julga necessária, especialmente para alertar as famílias sobre estar sempre atentas com suas crianças. É algo que, pelo menos para ela, não há terapia que cure.

Xuxa na praia - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Xuxa (de biquíni no centro) com seus pais e irmãos em Tramandaí, no Rio Grande do Sul
Imagem: Reprodução/Instagram

Tentei fazer terapia por causa da separação dos meus pais, mas depois de dois meses parei.

A conexão de Xuxa com sua mãe, dona Alda, é um dos pontos altos do livro. A mãe sempre esteve presente em todos os momentos da vida dela. Em contrapartida, sofreu pelo marido, o que fez com que a filha também sofresse e tivesse uma relação complicada com ele. Xuxa superou e perdoou o pai.

Xuxa e Alda - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Xuxa Meneghel e a mãe, Alda
Imagem: Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade

Xuxa ainda lembra com carinho da avó, que a ensinou muito sobre liberdade. "Minha criação sempre foi muito livre com o corpo: ficar nua, pegar sol de topless. Eu e minha avó pegávamos sol assim", conta. Em contrapartida, não tinha a mesma liberdade com a mãe, mas diz entendê-la.

Xuxa e Sasha - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Xuxa com sua filha, Sasha
Imagem: Reprodução/Instagram

"Minha mãe tinha um pouco de vergonha. Falar sobre sexo não era muito o seu forte: estudou para ser freira, casou com 15 anos, não podia ensinar o que não aprendeu", pondera a apresentadora. No entanto, diz ter aprendido o suficiente com a vida para não transformar sexo em tabu.

Hoje, com a experiência que tenho, vejo que tentei passar para Sasha tudo o que é importante. Saber errado, truncado, por amigos, não é legal.