Geral

Setor elétrico | Aneel propõe adotar IPCA para correção de contas de luz vencidas

Setor elétrico | Aneel propõe adotar IPCA para correção de contas de luz vencidas

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu consulta pública na qual propõe a mudança de índices para correção em casos de atrasos no pagamento da conta de luz. A ideia é trocar o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da agência ao UOL.

Segundo a Aneel, "a proposta ainda está em consulta pública para receber contribuições da sociedade". Ela foi aberta hoje (7/4) e vai até o dia 19 de abril.

O IGP-M é muito influenciado pelo câmbio e pelos preços de commodities, como minério de ferro, soja e milho, no mercado internacional. Ele é bastante utilizado, por exemplo, em reajustes nos preços de aluguéis. A taxa acumula alta de 31,10% em 12 meses.

Já o IPCA é medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país. O índice avançou 5,20% em 12 meses.