Geral

Obra com favos de mel | Artista recria busto da rainha egípcia Nefertiti com 60 mil abelhas

Obra com favos de mel | Artista recria busto da rainha egípcia Nefertiti com 60 mil abelhas

O artista Tomás Libertíny contou com a ajuda de 60 mil abelhas para recriar, em cera, o clássico Busto de Nefertiti, que retrata a rainha egípcia e esposa do grande faraó Aquenáton.

Intitulada "Eternidade", a escultura é baseada no modelo 3D do retrato original da rainha egípcia, que serve como guia para a linha de produção dos insetos. O busto faz parte de série "Made by Bees" ("Feito por Abelhas", em tradução livre).

Modelo em 3D do Busto de Nefertiti - Titia Hahne - Titia Hahne
Modelo em 3D do Busto de Nefertiti
Imagem: Titia Hahne
Obra com favos de mel do Busto de Nefertiti finalizada - Titia Hahne - Titia Hahne
Obra com favos de mel do Busto de Nefertiti finalizada
Imagem: Titia Hahne

As peças estão em exibição como parte da mostra "Melancholia", na Galeria de Rademakers de Amsterdã, na Holanda, até o dia 30 de janeiro de 2021.

"É o testemunho da força e atemporalidade da 'mãe natureza', bem como de seu antigo caráter de uma poderosa mulher reinando contra as probabilidades em sua época", diz Tomás ao detalhar a sua obra.

Busto de Nefertiti feito por 60 mil abelhas - Titia Hahne - Titia Hahne
Busto de Nefertiti feito por 60 mil abelhas
Imagem: Titia Hahne
"Eternidade", exposta em Amsterdã, na Holanda - Studio Libertiny - Studio Libertiny
"Eternidade", exposta em Amsterdã, na Holanda
Imagem: Studio Libertiny

Levou dois anos para que a obra fosse concluída. Antes da exposição atual, ele foi exibido no Kunsthal Rotterdam, em 2019, como uma instalação ao vivo e interativa, em que os visitantes tiveram a oportunidade de observar o processo de construção das abelhas em tempo real.

A série "Made by Bees", além do busto em questão, traz também outras obras de arte criadas junto com as abelhas. Outra delas foi nomeada como "Brutus", de Michelangelo, retratando o assassino do imperador Júlio César.

"Brutus", por Tomás Libertíny - Titia Hahne - Titia Hahne
"Brutus", por Tomás Libertíny
Imagem: Titia Hahne

Como funciona a técnica?

Criação da obra "Brutus" - Reprodução - Reprodução
Criação da obra "Brutus"
Imagem: Reprodução

Para que as abelhas criem a obra de arte, Tomás Libertíny conta que a estratégia é similar ao cultivo de um bonsai — aquelas pequenas árvores em um vaso pequeno e raso.

Produção em tempo real da obra - Studio Libertiny - Studio Libertiny
Produção em tempo real da obra
Imagem: Studio Libertiny

Os insetos, sob supervisão de apicultores, seguem um enfileiramento produzido pelo artista por meio do material em 3D. Ou seja, a estrutura fixa guia os animais como uma referência para depositar a cera de abelha, que possui grande resistência.

Ele destaca ainda que, embora toda a forma seja previamente planejada, o resultado é sempre uma surpresa. É impossível prever a forma com que a cera será produzida, em termos de relevo e quantidade.

"Não é algo que você pode prever completamente como faria com as técnicas artesanais tradicionais", explica. "Tenho que olhar a peça acabada por alguns dias para apreciá-la plenamente".