Geral

No Reino Unido | Rato ganha medalha de honra por farejar minas terrestres

No Reino Unido | Rato ganha medalha de honra por farejar minas terrestres

Você já deve ter ouvido falar de cachorros e até gatos que receberam medalhas de honra por salvar vidas ou contribuir com alguma outra forma com tarefas oficiais - como farejar armas e drogas. Mas nesta sexta-feira (25), foi um rato que se juntou à fileira de animais heróis no Reino Unido!

Magawa, o rato que na verdade tem quase o tamanho de um gatinho, ganhou uma medalha de honra da People's Dispensary for Sick Animals, a maior instituição de caridade veterinária do Reino Unido, por sua atuação na descoberta de minas terrestres no Camboja. O ratinho foi treinado pela APOPO, uma ONG belga especialmente voltada a preparar ratos da espécie de Magawa para essa tarefa.

Ao todo, ele farejou 39 minas terrestres e 28 itens de munições não detonadas, um recorde entre os ratos farejadores. Ele também foi responsável por tornar seguro mais de 141.000 metros quadrados de território para a população local. E foi tudo isso que fez dele o primeiro roedor a receber a medalha da instituição, que até então tinha concedido a honra a cães, gatos, cavalos e até pombos. A medalha recebida por Magawa é o equivalente animal da Cruz de Jorge, a mais alta condecoração civil britânica.

O Diretor Geral do PDSA, Jan McLoughlin, afirmou que entre 1975 e 1998, de quatro a seis milhões de minas terrestres foram colocadas no país asiático, o que já causou mais de 64 mil vítimas. O trabalho de Magawa e de seus colegas farejadores é caminhar pelas regiões onde estima-se que essas minas estejam, farejar o componente químico presente nelas e indicar aos chamados "desminadores" onde elas estão para que sejam desativadas.

Por farejarem o composto químico e não o metal, os ratos farejadores acabam sendo mais eficientes que detectores de metal, que as vezes indicam apenas sucatas e atrasam o trabalho. Geralmente, os roedores limpam em 30 minutos uma área que os detectores de metal levariam quatro dias!

Além de ser o primeiro rato a ser condecorado com a medalha da People's Dispensary for Sick Animals, Magawa também foi o primeiro a recebê-la em uma homenagem virtual, por conta da pandemia. Você pode assistir abaixo o vídeo feito pela instituição que mostra o momento em que o rato herói recebe sua medalha de honra: