Geral

Imposto de Renda 2021 | Está difícil preencher a declaração do IR? Peça ajuda aos universitários

Imposto de Renda 2021 | Está difícil preencher a declaração do IR? Peça ajuda aos universitários

O contribuinte que está com dificuldades no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021 pode contar com a ajuda gratuita de estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis de diversas faculdades do país. Em tempos de pandemia, as instituições de ensino e a própria Receita Federal foram obrigadas a abrir mão do atendimento presencial.

A saída foi oferecer os plantões virtuais, respondendo a perguntas por e-mail e, em alguns casos, agendando videoconferências com o contribuinte para esclarecer dúvidas e orientar o preenchimento do IR 2021.

É importante que na hora do atendimento virtual você tenha em mãos os documentos necessários ao preenchimento da declaração, como informes de rendimentos e comprovantes de despesas médicas e com educação. Se você fez declaração de Imposto de Renda em 2020, tenha uma cópia dela também.

Atendimento presencial da Receita está suspenso

A Receita Federal suspendeu o plantão presencial por causa da pandemia de Coronavírus. A orientação para os contribuintes é consultar a página Meu Imposto de Renda, elaborada pela própria Receita para esclarecer as dúvidas mais comuns de preenchimento.

Casos simples também podem ser resolvidos após consulta ao menu "Ajuda" disponível no programa de preenchimento do IR 2021.

Para casos mais complicados vale a pena baixar o "Perguntão", um documento com mais de 700 dúvidas respondidas detalhadamente.

Se ainda assim a dúvida não for solucionada, o caminho é procurar o serviço "Fale Conosco" da Receita ou o plantão virtual das faculdades listadas abaixo.

Peça ajuda aos universitários. É de graça

A Receita mantém convênio com diversas faculdades em todo o país para tirar dúvidas e ajudar os contribuintes a preencher a declaração.

Por meio dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), alunos dos cursos de ciências contábeis prestam ajuda gratuitamente, sob a supervisão dos professores.

Com o atendimento virtual, contribuintes de todo o Brasil, mesmo aqueles que residem em cidades distantes dos locais onde estão as faculdades, poderão ser atendidos gratuitamente. As dúvidas devem ser enviadas até 30 de abril, último dia para entrega da declaração.

Você pode consultar aqui a lista completa de faculdades em várias cidades do país que estão prestando atendimento virtual. Selecione o Estado e a cidade e veja quais instituições de ensino prestam o serviço.

Veja abaixo algumas instituições de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que estão atendendo os contribuintes por e-mail ou videoconferência.

Anhembi Morumbi (SP)

O contribuinte deve enviar e-mail com seu nome, CPF e as dúvidas para [email protected] . Em casos específicos, poderá ser agendado um horário para um atendimento virtual às sextas-feiras. O serviço está disponível somente até 10 de abril.

Estácio (RJ e SP)

Dez unidades da faculdade Estácio no Rio de Janeiro e uma em São Paulo estão prestando atendimento por e-mail. Em casos mais complexos e dependendo da facilidade de acesso do contribuinte à internet, a equipe de atendimento poderá realizar uma videoconferência com o contribuinte por meio do aplicativo Microsoft Teams.

Para agendar seu atendimento, envie um e-mail para apenas uma das unidades listadas abaixo:

Rio de Janeiro / Tom Jobim / Barra da Tijuca - [email protected]

Rio de Janeiro / R9 / Taquara - [email protected]

Rio de Janeiro / Madureira - [email protected]

Rio de Janeiro / Nova América /Del Castilho - [email protected]

Rio de Janeiro / Centro / Presidente Vargas - [email protected]

Rio de Janeiro / Queimados - [email protected]

Rio de Janeiro / Campo Grande / West Shopping - [email protected]

Nova Iguaçu (RJ) - [email protected]

Teresópolis (RJ) - [email protected]

Angra dos Reis (RJ) - [email protected]

Niterói II (RJ) - [email protected]

Interlagos (SP) - [email protected]

FMU (SP)

O Centro Universitário FMU prestará consultoria aos contribuintes por meio de videoconferência. Os interessados devem se cadastrar previamente, preenchendo o formulário disponível neste link. Os atendimentos serão feitos às segundas e terças, das 16h às 18h00 e às quartas das 9h às 11h.

Mackenzie (SP)

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) atenderá os contribuintes até 22 de abril, no horário entre 14h até 17h. É necessário fazer o agendamento prévio pelo site irmackenzie.setmore.com. Para realizar videoconferência, o contribuinte precisará baixa o aplicativo Teleport.Video no celular.

Una (MG)

Os estudantes de Ciências Contábeis do Centro Universitário Una, que possui unidades em Minas Gerais, atenderão os contribuintes por meio dos links e e-mails relacionados abaixo:

Una Aimorés / Betim / Linha Verde (MG) - contato pelo e-mail: [email protected]

Una Itabira (MG) - contato pelo e-mail [email protected]. Reuniões virtuais às quartas-feiras, das 18h às 19h, pelo aplicativo zoom. Acesso por meio deste link. O código de acesso à reunião é 827 2008 6961.

UniBH (MG)

Os atendimentos devem ser solicitados por meio do formulário disponível neste link.

Unicid (SP)

As dúvidas e atendimentos serão feitos pelos e-mails [email protected] ou [email protected] até 28 de abril.