Geral

HULW renova parque tecnológico com aquisição de novos computadores

HULW renova parque tecnológico com aquisição de novos computadores

Racionalização de processo, mais celeridade no atendimento aos pacientes e maior assertividade no resultado de exames são apenas algumas das finalidades de investimento em tecnologia da informação em uma unidade de saúde. Visando esses objetivos, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, adquiriu 45 novos computadores. Os novos equipamentos chegaram esta semana e serão encaminhados para setores como as clínicas médicas.

Para a primeira remessa, foram investidos mais de R$ 152 mil, fruto de verba do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Está em andamento processo de licitação para a aquisição de outros 57 microcomputadores, totalizando 102 novos equipamentos que vão permitir serviços com alta tecnologia no âmbito do Hospital Universitário de João Pessoa.

“Tratam-se de equipamentos avançados que vêm agregar tecnologia e recursos para otimizar o atendimento aos nossos pacientes, além de melhorar fluxos e a comunicação intersetorial entre os colaboradores do hospital”, enfatizou o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani.

A modernização (com o funcionamento dos primeiros novos computadores) vai viabilizar, entre outros recursos, a expansão de uma ferramenta fundamental para a assistência: o módulo prescrição médica do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Esse instrumento dissemina as informações clínicas e os cuidados aos pacientes estabelecidos pelo médico aos demais profissionais de saúde.

“Os 45 computadores da marca Daten que chegaram ao HULW na última quarta-feira, dia 4, têm como um dos objetivos principais melhorar o funcionamento do módulo prescrição médica nas clínicas médicas. Isso vai permitir maior agilidade no atendimento aos pacientes através da personalização da lista de pacientes e elaboração de prescrição detalhada”, informou o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), Rodrigo Andrade.

Sobre a Ebserh        

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.