Geral

Enem: reaplicação da prova ocorre neste domingo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 aplicado, oficialmente, em novembro do 2021, será reaplicado neste domingo (9) e no próximo (16). As provas de janeiro deverão ser feitas por estudantes que não conseguiram realizar o exame em novembro e por candidatos privados de liberdade (PPL). Os inscritos podem conferir o local de provas no portal do Inep, na Página do Participante.

Participantes isentos do Enem 2020 que não compareceram e participantes do Enem 2021 que perderam a primeira aplicação da prova porque estavam com sintomas de doenças infectocontagiosas, como a covid-19, ou porque houve falhas na inscrição, puderam fazer o pedido de reaplicação em novembro. Aqueles que tiveram a solicitação aceita não terão outra chance para prestar o exame da edição de 2021. Além disso, pessoas privadas de liberdade (PPL) ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas terão a aplicação das provas feitas neste domingo. As provas do Enem PPL têm o mesmo grau de dificuldade do exame regular e ocorrem dentro das unidades prisionais.

O cartão de confirmação não é obrigatório, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recomenda a impressão e apresentação do mesmo. As medidas de segurança contra a covid-19 como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel serão mantidas para ambas as aplicações.

Horários – A aplicação seguirá o horário de Brasília. Neste domingo (9), os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30. Já o término da aplicação regular será às 19h. As pessoas que solicitaram determinados atendimentos especializados e tiveram as solicitações aprovadas poderão finalizar as provas após esse horário, como previsto em edital.

Resultados e cartão – Os resultados dos pedidos de reaplicação estão disponíveis na Página do Participante, onde também é possível acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Entre outras informações, no cartão há o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que o inscrito deverá contar com atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de prova.

Página do Participante – Tanto para conferir o resultado do pedido de reaplicação quanto para acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição é necessário entrar na Página do Participante. Para isso, é preciso utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o interessado não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la.

Recuperação de senha – Para recuperar a chave eletrônica, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em “Avançar”. Em seguida, é só clicar em “Esqueci minha senha”. Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

Login único – O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.

Documentos de identificação – Os participantes podem apresentar cédulas de identidade expedidas por instituições como secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados, dentro do previsto pela Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997.

*Com informações do Correio Brasiliense