Geral

Eleições OAB-PB: Maria Cristina Santiago defende a criação de núcleo para solução de conflitos societários na advocacia

Eleições OAB-PB: Maria Cristina Santiago defende a criação de núcleo para solução de conflitos societários na advocacia

Durante visitas a escritórios de advocacia em João Pessoa/PB na manhã de hoje (20), Maria Cristina Santiago, pré-candidata à presidência da OAB/PB, detalhou para os colegas de advocacia com quem conversou, a importância de a OAB/PB instalar um núcleo para solução de conflitos envolvendo sociedades de advogados.

“Um dos deveres do advogado é estimular a solução consensual de conflitos. É hora de a OAB/PB instalar um núcleo com competência para solucionar conflitos entre sócios de escritórios de advocacia através da mediação, da conciliação, da negociação ou da arbitragem. Apoiar a solução desses conflitos societários também faz parte da missão institucional”, explicou a advogada.

A pré-candidata à presidência da OAB/PB explicou que se deve disponibilizar um ambiente com confidencialidade para que divergências tão sensíveis como aquelas entre sócios possam ser resolvidas extrajudicialmente.

“Esta é inclusive a orientação do Conselho Federal quando recomenda através de seus provimentos que os advogados insiram cláusulas de conciliação, mediação e arbitragem nos atos constitutivos das sociedades de advogados. Um instrumento para aproximar a OAB da advocacia e colaborar com a concretização da justiça”, complementou Maria Cristina Santiago.