Geral

Combate ao coronavírus | Butantan revisa número de doses do 2º lote da CoronaVac e reduz em 700 mil

Combate ao coronavírus | Butantan revisa número de doses do 2º lote da CoronaVac e reduz em 700 mil

O Instituto Butantan informou hoje que a Anvisa autorizou o uso emergencial de 4,1 milhões de doses da Coronavac, número menor do que o informado anteriormente, que era de pedido de autorização para o uso de 4,8 milhões de doses da vacina do Butantan.

"A Anvisa autorizou o uso emergencial de mais 4,1 milhão de doses da vacina do Butantan contra Covid-19. É o 2º lote do imunizante que será entregue ao governo federal. É o Butantan fazendo ciência e salvando vidas.", disse o Instituto Butantan em publicação na noite de hoje.

Na última segunda-feira, o governador de São Paulo, João Dória, anunciou, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, o pedido de uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses. A autorização concedida pela Agência reguladora no último domingo era válida apenas para as seis milhões de doses do primeiro lote.

"Na manhã de hoje entramos com pedido de uso emergencial agora para todas doses de vacinas produzidas no Butantan. A primeira partida chegando a 4,8 milhões, já em disponibilidade à medida que for feita autorização.", disse o diretor do instituto, Dimas Covas, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, no último dia 18.

O UOL entrou em contato com a assessoria do Instituto Butantan para questionar o motivo da redução do número, mas ainda não obteve resposta.

Segundo lote já está sendo distribuído

Após obter a autorização para o uso das novas doses, o Instituto Butantan iniciou a distribuição do segundo lote do imunizante na tarde de hoje (22). Cerca de 900 mil doses foram liberadas.

Desse total, 200 mil doses foram levadas ao Centro de Distribuição e Logística da Secretaria da Saúde de São Paulo. Setecentas mil vão para a central de distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

(Com Agência Brasil)