Geral

Combate à pandemia | Butantan antecipará de setembro para agosto a entrega de 54 milhões de doses, diz Doria

Combate à pandemia | Butantan antecipará de setembro para agosto a entrega de 54 milhões de doses, diz Doria

O governador de São Paulo, (PSDB), disse hoje que o Instituto Butantan antecipará em um mês a entrega de 54 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. O início da distribuição nacional estava previsto para o final de setembro, mas agora a instituição ligada ao governo paulista pretende fazer a última entrega de doses da vacina contra a covid-19 ao governo federal no final de agosto.

Os 54 milhões de doses se somam aos 46 milhões de doses que a pasta chefiada pelo ministro Eduardo Pazuello já havia contratado para o início do plano nacional de vacinação. O Ministério confirmou a compra que totaliza 100 milhões de doses da CoronaVac ontem, antecipando uma decisão que podia tomar por contrato até o final de maio.

"O governo de São Paulo e o Butantan vão antecipar a entrega de 54 milhões de doses para o Ministério da Saúde. Inicialmente prevista para setembro, essas doses serão entregues até o final de agosto", afirmou Doria durante entrevista coletiva sobre a pandemia, realizada hoje no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

"O Butantan está trabalhando 24 horas, sete dias [por semana], para produzir vacinas que estão imunizando os brasileiros. Quero mencionar que nove em cada dez brasileiros estão sendo vacinados com a vacina do Butantan. Agora conseguimos, graças ao trabalho do Butantan, antecipar em um mês a entrega das vacinas para o Ministério da Saúde", completou o governador.

Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, o instituto passará a liberar, a partir do dia 23, 426 mil doses por dia da vacina para o Ministério da Saúde. "Em 8 dias vamos chegar aos 3,4 milhões. Isso é só primeira entrega, continuamos e espero não parar mais. Vamos escalar a produção e a partir de abril vamos dobrar, porque vamos usar fábrica que está sendo usada para vacina da gripe", disse ele.

Matéria em atualização.