Geral

CES 2021 | Celular com tela enrolável da LG deve aparecer neste ano

CES 2021 | Celular com tela enrolável da LG deve aparecer neste ano

Durante sua apresentação na CES 2021 (Consumer Electronics Show) na segunda-feira (11), a LG nos deu um gostinho de seu novo smartphone diferentão Rollable. Com tela enrolável e expansível, o aparelho ainda é um protótipo, mas fontes ligadas à empresa garantem que até o final do ano ele já estará no mercado.

Como é possível ver no teaser abaixo, a tela fica enrolada e desliza para fora. Assim, o visor do aparelho "cresce para cima", para se ajustar melhor ao formato do vídeo. Quando não é mais necessário, ele volta para dentro, retornando ao tamanho inicial. Será o primeiro celular a usar esse tipo de tecnologia no mundo.

Tela "redimensionável exclusiva"

Durante a apresentação na CES, a sul-coreana não revelou mais detalhes sobre o Rollable, como a data de lançamento prevista ou faixa de preço. Mas, fontes ligadas à empresa confirmaram ao site japonês Nikkei Asia que o produto é realidade, não apenas um conceito, e será produzido ainda em 2021.

O aparelho tem o que a LG chama de "tela redimensionável exclusiva", variando entre o tamanho de um smartphone comum ao de um pequeno tablet. "Nossa administração quer mostrar que se trata de um produto real, já que havia muitos rumores em torno deste celular", disse o porta-voz Ken Hong da companhia, em um comunicado ao Nikkei Asia.

"Como ele já foi mostrado na CES 2021, posso dizer que será lançado este ano", acrescentou.

Segundo outra fonte citada pela publicação japonesa, que não quis se identificar, a LG está trabalhando no desenvolvimento da tela flexível com a empresa BOE Technology Group, da China, que fornece visores para Huawei e Apple, entre outras empresas. Eles não revelaram mais informações, como qual tecnologia será usada ou o seu tamanho real.

Tela dobrável, giratória ou enrolável?

O Rollable surgiu dentro do "Explorer Project" da LG, que realiza experimentos inovadores. O Wing, que tem duas telas Oled giratórias sobrepostas, também foi criado nesse programa e foi lançado no ano passado, mas sem data prevista para chegar ao Brasil.

Nos últimos anos, a empresa tem buscado alternativas mais tecnológicas e eficientes aos smartphones dobráveis, como o polêmico Galaxy Z Flip e o nostálgico Motorola Razr 2019 (V4). Lembrando que a LG é uma das maiores fabricantes de painéis para televisores do mundo e já apresentou uma TV com tela enrolável.

É a primeira vez que a tecnologia é aplicada a pequenas telas de celulares. Será que, com essa confirmação de lançamento em 2021, os concorrentes também entrarão na disputa pelo melhor smartphone com tela enrolável?