Geral

52 anos | Homem morre ao tocar em poste em parque de Campinas

52 anos | Homem morre ao tocar em poste em parque de Campinas

Um homem de 52 anos foi eletrocutado no começo da noite de ontem, enquanto jogava tênis em uma quadra da Lagoa do Taquaral, principal praça esportiva e ponto turístico de Campinas, interior de São Paulo. Eduardo Girotto praticava o esporte havia 10 anos. Ele estava jogando em uma das quadras quando encostou em um poste de iluminação e recebeu a descarga elétrica.

Girotto sofreu uma parada cardíaca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados para o resgate, mas Girotto não resistiu à força do choque.

Em nota, a prefeitura, responsável pela manutenção do parque, informou que o homem praticava o esporte havia pelo menos 10 anos no local.

tênis - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Homem morreu após encostar em poste em parque de Campinas
Imagem: Reprodução/Facebook

"A Prefeitura Municipal de Campinas lamenta o acidente ocorrido na noite deste domingo, dia 21 de fevereiro, que causou a morte de uma pessoa de 52 anos em uma das quadras de tênis no Parque Taquaral. A Administração vai tomar todas as providências necessárias e dar todo o apoio às investigações", informou.

O Instituto de Criminalística foi acionado ontem à noite e a perícia já colheu as informações relevantes para a investigação do caso.

Após o acidente, a energia da área foi totalmente desligada para evitar novo acidentes.

Hoje de manhã, o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, acompanhado de eletricistas, foram ao local. O poste de iluminação foi retirado, aberto, e todos os fios e cabos analisados.

O UOL acompanhou o trabalho. Quando a energia foi religada para que os técnicos pudessem avaliar se o poste estava energizado, lâmpadas de outro poste tiveram curto-circuito — com um barulho que assustou a todos da imprensa que acompanhavam o trabalho.

Esse segundo equipamento estava próximo a um alambrado de metal, que, após avaliação, não estava eletrificado.

A hipótese mais provável até o meio da manhã era de que algum mal funcionamento nos plugues das lâmpadas poderiam ter causado o choque, porém o resultado final da análise só será informado posteriormente à perícia.

parque - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Homem morreu após encostar em poste em parque de Campinas
Imagem: Reprodução/TV Globo

Falta de manutenção é problema "antigo", dizem frequentadores

A Lagoa do Taquaral é ponto de encontro de pessoas que fazem exercícios físicos e praticam esportes há muitos anos. Além das duas quadras de tênis, também há espaços para vôlei de areia, futebol, futevôlei e basquete, por exemplo.

Porém, quem utiliza o local com frequência reclama da falta de manutenção dos espaços.

O estudante Henrique Ribeiro, 22, vai praticamente todos os dias ao Taquaral para jogar basquete. "Sempre alguma coisa está errada. Às vezes tem um poste que não tem luz, às vezes a quadra tem buracos. Nunca está perfeito", disse.

Prefeitura se posiciona

Consultada sobre os problemas de manutenção, a Prefeitura afirma que novas vistorias serão feitas para que todas as informações sejam levantadas e negou haver falta de manutenção.

"A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realiza manutenção periodicamente no sistema de iluminação das quadras, com troca de lâmpadas e reatores. Também mantém um eletricista no parque todos os dias, inclusive aos finais de semana", rebateu a prefeitura, em nota.

A administração esclareceu que as instalações de iluminação das quadras de tênis foram feitas em novembro de 2011, "e que nunca haviam apresentado problemas".

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) determinou a abertura de um procedimento interno para avaliar o que aconteceu.

Ainda não há informações sobre velório e enterro de Girotto.