Geral

4 pessoas a bordo | Avião pequeno faz pouso forçado em canavial no litoral de PE

4 pessoas a bordo | Avião pequeno faz pouso forçado em canavial no litoral de PE

Um avião bimotor precisou realizar pouso de emergência na cidade de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, na noite de ontem. A aeronave transportava quatro pessoas — o piloto e três passageiros.

Em depoimento dado à delegacia local, o piloto disse acreditar que uma falha no motor fez o veículo se desestabilizar, o que o obrigou a executar a manobra forçada.

O pouso aconteceu dentro das terras da Usina Santo André. Moradores da área registraram a aeronave já no chão.

O serralheiro Virgílio de Andrade percebeu um som estranho e saiu de casa para saber o que poderia ser.

"A gente ouviu um barulho e corremos para ver. A impressão é que ia cair em cima das casas. Mas acho que o piloto conseguiu livrar e caiu nas canas", conta.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu ao chamado de populares, os tripulantes não ficaram feridos e nem precisaram de atendimento médico.

"O piloto realizou um pouso de emergência na área da Usina. Além dele, três tripulavam a aeronave. Todos se encontravam bem após o pouso. Sem atuação dos bombeiros", disse a corporação em nota.

De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), casos do tipo são investigados pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que apura circunstâncias do acidente e a aponta as responsabilidades

Procurado pelo UOL, o Cenipa informou que os dados referentes à ocorrência estão sendo coletados hoje, e prometeu uma conclusão no "menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente".

Confira a nota do Cenipa:

Investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Recife (PE), realizam a coleta de dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT VGQ que aconteceu, ontem (18) em Barreiros (PE).

O objetivo da investigação realizada pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes, bem como a complexidade de cada ocorrência, garante a liberdade de tempo para a investigação.

A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.