Esportes

Por que título do Barcelona na Copa do Rei não garante permanência de Messi

Classificação e Jogos

O Barcelona goleou o Athletic Bilbao por 4 a 0, na tarde de hoje (17), e conquistou a Copa do Rei. O clube catalão volta a conquistar um título após passar em branco na temporada 2019/20 — o que não acontecia há 12 anos.

No entanto, o título não muda uma situação complicada que os dirigentes catalães precisam resolver: a renovação contratual do astro Lionel Messi. O argentino tem vínculo com o Barça até junho de 2021 — a última renovação, assinada em 2017, rendeu ao camisa 10 um valor total de 555 milhões de euros — mais de 3,7 bilhões de reais na cotação atual — publicou o jornal "El Mundo".

De acordo com a rádio catalã RAC1, a diretoria enviou uma oferta de renovação e propôs uma redução salarial, com compensação em bônus por metas atingido e um possível aumento quando as finanças do clube melhorarem. O time azul e grená passa por situação financeira delicada com quedas de receitas devido à pandemia e as grandes dívidas de gestões passadas.

A crise financeira deve ser um fator crucial para a decisão de Messi. A equipe não consegue contratar jogadores de nome para montar um elenco competitivo pela falta de dinheiro e o atual plantel demonstrou que não consegue jogar em alto nível a nível Europeu, já que foi eliminado pelo PSG nesta edição da Liga dos Campeões com um placar agregado de 5 a 2 — e coleciona fiascos na principal competição europeia nos últimos anos.

O atual presidente do clube, Joan Laporta, afirmou na coletiva que antecedeu a final da Copa do Rei que fará tudo dentro das possibilidades do clube para que o argentino continue na Catalunha.

Eu farei tudo que possa, dentro das possibilidades do clube, para que ele continue. Vejo Léo muito motivado. É uma pessoa extraordinária e que tem vontade de seguir no Barça, tenho certeza." Joan Laporta.

Marcelo Bechler, jornalista brasileiro que mora em Barcelona e cobre o dia a dia do clube, apurou que nenhuma oferta de renovação contratual foi enviada ao argentino porque a equipe não sabe quanto poderá oferecer de salário e muito menos quais peças poderá contratar para fortalecer o atual elenco.

O Barça ainda está vivo na disputa pelo título do Campeonato Espanhol, o clube catalão ocupa a 3ª posição do campeonato nacional, com 65 pontos, apenas 2 atrás do líder Atlético de Madri. O título da competição, com um peso maior, também pode convencer o argentino que a equipe tem condições de atuar em alto nível no continente.