Esportes

Palmeiras poupa titulares pela final; Felipe Melo lidera novatos do sub-20

Classificação e Jogos

Abel Ferreira decidiu deixar em São Paulo (SP) a maioria dos titulares nos jogos contra Corinthians e Flamengo. Bastante mudado, o Palmeiras enfrentará hoje (24), às 16h, o Ceará, pela 32ª rodada do Brasileirão, mas a cabeça já começa a pensar na Libertadores. Na delegação, garotos do sub-20 buscam fazer sua estreia, enquanto Felipe Melo espera voltar a jogar.

O uso de titulares no Brasileiro tem sido muito debatido no Palmeiras, já que a equipe tem a decisão da Libertadores no próximo sábado (30), contra o Santos, e também disputará em fevereiro as finais da Copa do Brasil. O discurso de Abel sempre foi pelo uso de "máxima força" no campeonato nacional, o que significa ter a equipe mais inteira fisicamente possível.

Weverton, Marcos Rocha, Luan, Viña, Danilo, Gabriel Menino, Raphael Veiga (suspenso hoje), Willian e Luiz Adriano foram titulares contra o Flamengo, em Brasília (DF). Já com um controle de minutos disputados, nenhum deles deve ficar no banco de reservas nesta partida. A ideia é evitar o desgaste de mais um confronto, além da viagem a Fortaleza (CE).

O goleiro Mateus, os volantes Pedro Bicalho e Ramon Cesar e o meio-campista Caio Cunha foram chamados do sub-20 — eles ainda não estrearam no profissional. Marcelinho, Fabrício e Pedro Acácio, que já jogaram, completam a lista de garotos, que ainda conta com Renan e Gabriel Silva. Ambos jogaram na temporada pelo sub-20, mas trabalham com frequência no grupo principal.

Ao mesmo tempo que descansa jogadores importantes, o confronto desta tarde pode servir para dar ritmo a atletas como Felipe Melo, Gustavo Gómez, Patrick de Paula e Gabriel Veron.

Felipe está recuperado de uma fratura no tornozelo esquerdo e foi relacionado, também. Abel Ferreira havia dito na segunda que o meio-campista de 37 anos de idade ainda estava longe do ideal para entrar em campo, mas o deixou no banco contra o Corinthians por sua importância no vestiário. Diante do Flamengo, ficou fora da lista de convocados.

O camisa 30 trabalha para ter condições de atuar, mesmo que por alguns minutos, na decisão do dia 30. Só que ele não joga desde o dia 8 de novembro, quando sofreu a fratura. A expectativa era de retorno entre fevereiro e março, mas o jogador teve uma recuperação acelerada e já está liberado pelo departamento médico.

Gómez se recuperou de uma lesão na virilha esquerda e precisa ganhar alguns minutos antes da final da Libertadores, em que será titular. Patrick e Veron não têm o mesmo status do paraguaio, mas são importantes para o elenco e atuam com frequência, mesmo que saindo do banco. Os dois estão liberados após lidarem com problemas na coxa esquerda.

Para Abel, o grupo convocado é forte o suficiente para brigar para vencer, por isso costuma se incomodar quando é perguntando sobre usar uma equipe reserva ou mista. Em sua visão, mesmo que com muitos nomes novos, o Palmeiras continua jogando o Brasileiro com sua "máxima força". Os dois jogos antes da final (de hoje e de terça, contra o Vasco) podem fazer a equipe ficar a pelo menos cinco pontos da liderança. O foco, porém, já começa a ser deixar o grupo mais inteiro possível para a decisão da Libertadores.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ x PALMEIRAS

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 24 de janeiro de 2021, domingo
Horário: 16h
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Johnny Barros de Oliveira (SC)
Quarto Árbitro: Léo Simão Holanda (CE)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

CEARÁ: Richard, Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral, Vina, Lima e Léo Chú; Cléber. Técnico: Guto Ferreira

PALMEIRAS: Jailson; Mayke, Kuscevic (Gustavo Gómez), Alan Empereur e Gustavo Scarpa (Esteves); Emerson Santos, Patrick de Paula e Lucas Lima; Breno Lopes, Pedro Acácio (Gabriel Veron) e Gabriel Silva. Técnico: Abel Ferreira