Esportes

Menon - Fabio Costa: "Jogador não pode ficar milionário no Santos"

Fábio Costa, 43 anos, tem 345 jogos com a camisa do Santos. Agora, o ex-goleiro é candidato a vice-presidente, na chapa de Esmeraldo Tarquínio. Na entrevista ao blog, ele promete muita luta e gestão contra uma situação que pinta como gravíssima.

Por que você decidiu ser candidato?

Por causa do cenário muito ruim do Santos, mal gerido e com dívida enorme. Pretendo contribuir com tudo que aprendi em 27 anos de carreira.

Como você se preparou?

Fiz uma faculdade ao contrário. As pessoas vão para a Universidade e depois buscam experiência prática. Eu tenho uma grande experiência e pretendo fazer uma faculdade. Tenho o máximo respeito por quem faz faculdade, mas pretendo fazer mais que os gestores que passaram por aqui e ajudaram o Santos a ficar assim. Inclusive tem muito candidato que contribuiu de forma ativa ou passiva para a situação atual. Foram dirigentes ou conselheiros omissos.

Qual será sua atribuição maior?

Serei um vice-presidente ativo, principalmente na base do Santos. Ela é muito mal gerida. Tem jogador na base que ganha 50, 60, 80 mil. Ganha mais que o treinador. Tem garoto que já é milionário. No momento atual da economia, não dá para ser milionário no Santos. Tem que plantar, semear e cuidar antes de colher. Os jogadores serão milionários em outros clubes.

O que propõe?

Vamos analisar muitos contratos e propor renegociação. Nossa dívida é de R$ 600 milhões e precisa ser equacionada. O Santos é viável. Nós últimos dez anos, arrecadamos muito com venda de jogadores, do Rodrigo, Bruno Henrique e outros. Tem outros problemas de contrato.

Quais?

Vou dar dois exemplos. O Santos tinha um zagueiro equatoriano na base, o Porozo. 16 anos. Fizeram um contrato de quatro anos, que não é permitido. E o garoto não tinha permissão para trabalhar, não estava regularizado. Resultado? Está no Vitória de Guimarães.

Há pouco tempo, teve uma dispensa aqui de 30 jogadores. Como pode? Eram todos ruins? Quem contratou? Quem dispensou? Quanto o Santos perdeu com isso? Os erros são por incompetência ou visavam causar dolo?

Que tipo de jogador você quer no Santos?

Jogador comprometido com o clube. Acho difícil achar um jogador do elenco que não esteja fatiado, que não pertença a empresa ou empresário. E o clube precisa fazer sua parte, é inadmissível atrasar salário, por exemplo.

O que deve ser feito no Santos?

Uma grande limpeza. Moral e financeira. O Santos precisa conseguir um patrocínio e se reposicionar no mercado. Mostrar que é viável. E que tem credibilidade. Reavaliar a base e não jogar mais dinheiro fora.