Esportes

Mais do Paulista | Com gol de Rony, Palmeiras vence o RB Bragantino por 1 a 0 e vai à semifinal

Aos poucos, o Palmeiras se coloca cada vez mais como candidato ao título do Campeonato Paulista. Novamente sem a maioria dos titulares, o Verdão venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 e avançou para a semifinal. O gol foi marcado por Rony, que entrou no segundo tempo e balançou a rede aos 32 minutos.

Atual campeão, o Palmeiras vem escalando time reserva ao longo do campeonato. Classificou-se ao mata-mata apenas na última rodada da fase de grupos, graças às três vitórias consecutivas e à derrapada do Novorizontino. Agora, aguarda o adversário da semifinal que será disputada no domingo.

O técnico Abel Ferreira repetiu a estratégia e poupou seus titulares por conta da maratona de jogos. Da escalação que iniciou a partida contra o Independiente del Valle, na última terça-feira, na altitude de Quito, no Equador, apenas o goleiro Weverton e os zagueiros Gustavo Gómez e Renan permaneceram na equipe. No segundo tempo, porém, Luiz Adriano e Rony entraram e foram decisivos.

Times espelhados

Tanto o técnico Maurício Barbieri quanto Abel Ferreira optaram por uma formação com três zagueiros. Os dois times jogavam no 3-5-2. A novidade no Palmeiras foi Lucas Lima na ponta direita, com Mayke formando a linha de defensores.

Palmeiras acerta o travessão

O jogo começou bastante estudado, sem grandes chances para os dois lados. O Palmeiras assustou aos 19, quando Danilo recebeu na área, dominou no peito, chutou mascado e viu a bola acertar o travessão.

Bragantino responde e também manda no travessão

Nove minutos depois, foi a vez de o Red Bull Bragantino acertar o travessão. Em jogada ensaiada, Artur cobrou escanteio na entrada da área e Claudinho acertou linho chute, de primeira, que explodiu no poste de Weverton.

Palmeiras termina o primeiro tempo melhor

O Red Bull Bragantino ficou mais com a bola, mas não teve muita efetividade nas jogadas. O Palmeiras conseguia conter os avanços e terminou a primeira etapa melhor, criando mais chances de perigo. Cleiton defendeu chute de fora da área de Danilo e Wesley cabeceou para fora.

Técnicos reclamam e levam amarelo

Maurício Barbieri ficou bastante irritado com o fim do primeiro tempo, quando o Red Bull Bragantino se preparava para cobrar um lateral rapidamente, e recebeu amarelo de Raphael Claus. No começo da etapa complementar, Abel Ferreira reclamou muito de falta de Claudinho em Mayke e também foi advertido.

Chance incrível com um minuto do segundo tempo

Em cobrança de falta ensaiada, Scarpa rolou curto, Wesley acionou Willian, que cruzou na área. Renan cabeceou e, após bate-rebate, Danilo completou e Léo Ortiz salvou em cima da linha.

Abel coloca a dupla de ataque titular

O Palmeiras dominava o segundo tempo, mas sofria para infiltrar na defesa adversária e passou a arriscar chutes de fora da área. Aos 20, Abel Ferreira decidiu colocar sua dupla de ataque titular: Rony e Luiz Adriano entraram nas vagas de Wesley e Willian, respectivamente.

Dupla funciona, e Palmeiras abre o placar

Jogador mais decisivo do Palmeiras na Libertadores, com quatro gols, Rony marcou pela primeira vez nesta edição do Paulistão. Aos 32, Luiz Adriano deu lindo passe para Scarpa, que driblou o adversário e chutou. A bola bateu em Cleiton, tocou no travessão, e Rony aproveitou de cabeça para abrir o placar e dar a classificação ao Palmeiras.

Bragantino faz segundo tempo muito ruim

O primeiro tempo foi equilibrado, mas a etapa final foi toda do Palmeiras. Mesmo após sofrer o gol, o Red Bull Bragantino não conseguiu mostrar forças para chegar ao empate e está eliminado do Paulistão.

Preocupação: Marcos Rocha sente e é substituído

Um dos titulares acionados no segundo tempo, o lateral-direito Marcos Rocha ficou apenas oito minutos em campo, dos 35 aos 43, quando sentiu um incômodo muscular e foi substituído por Luan. Abel Ferreira preparava a entrada de Felipe Melo e teve de mudar a substituição.

RED BULL BRAGANTINO 0 X 1 PALMEIRAS

Local: estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data e hora: 14/5/2021, às 19h30
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Anderson Jose de Moraes Coelho
VAR: Marcio Henrique de Gois
Cartões amarelos: Viña, Abel Ferreira (Palmeiras); Lucas Evangelista, Maurício Barbieri, Ligger (RB Bragantino)
Gol: Rony, aos 32 minutos do 2º tempo

RB BRAGANTINO: Cleiton; Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Ligger; Aderlan, Ramires (Ryller), Edimar (Luan Cândido), Lucas Evangelista (Helinho) e Claudinho; Artur e Ytalo (Gabriel Novaes). Técnico: Maurício Barbieri

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez e Renan; Lucas Lima (Marcos Rocha) (Luan), Danilo Barbosa, Danilo, Scarpa e Viña (Victor Luis); Wesley (Rony) e Willian (Luiz Adriano). Técnico: Abel Ferreira