Esportes

Juan ganha espaço no profissional do São Paulo e deve ficar fora da Copinha

A utilização nas últimas duas partidas do São Paulo indica a nova fase de Juan. O atacante de 19 anos tem ganhado espaço com Rogério Ceni e deve começar a próxima temporada integrado ao time profissional, segundo apurou o UOL Esporte. Em 2021, ele se dividiu entre os torneios do sub-20 e as partidas da equipe principal.

A definição dos inscritos para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior acontecerá no início da semana. A tendência, contudo, é que Juan nem sequer dispute o mais popular torneio das categorias de base. Ele sairá de férias com os profissionais e deve participar integralmente da pré-temporada com Rogério Ceni.

A mudança de status de Juan tem sido notada nas últimas semanas. Ele foi relacionado para o jogo contra o Sport, no dia 27 de novembro, no mesmo dia em que o sub-20 jogaria a final do Brasileirão da categoria contra o Inter. O atacante ficou fora do torneio da base e entrou nos acréscimos do jogo contra a equipe pernambucana.

Juan está no São Paulo desde 2018 e teve sua primeira chance no profissional com Fernando Diniz, em 2019. O então técnico da equipe paulista escalou um time completamente reserva para a última rodada do Brasileirão daquele ano, contra o CSA, em Maceió, e o jovem atacante foi titular.

Na atual temporada, as novas chances vieram com Hernán Crespo. O técnico argentino decidiu integrar o atacante ao profissional e promoveu sua volta aos campos contra o Juventude, em agosto. Ele atuou por 32 minutos naquele empate sem gols. Desde então, foram três partidas sendo utilizado e outras três ficando no banco de reservas.

De acordo com pessoas próximas ao jogador, a adaptação tem sido boa ao time profissional. A expectativa é que ele receba ainda mais chances em 2022.

Juan não deve ser o único que permanecerá de vez no profissional. Os outros nomes devem ser definidos assim que os inscritos para a Copinha forem divulgados e o São Paulo encerre sua participação no Brasileirão.

Além de Juan, o meia Talles Costa integrou o elenco principal no Paulistão e foi emprestado para o sub-20 para a disputa do Brasileirão da categoria. Outra promessa que desponta como opção para o profissional é Vitinho. O atacante foi um dos destaques da campanha vice-campeã nacional sub-20.

Em entrevista recente ao UOL Esporte, Pedro Smania, coordenador da base são-paulina, admitiu que mantém conversas com a comissão técnica do profissional para definir os jovens que serão integrados ao time principal. Os nomes estudados, no entanto, não foram revelados.