Esportes

Jogos de Tóquio | O dia nas Olimpíadas: seleção feminina goleia e apendicite tira tenista brasileiro

Jogos de Tóquio | O dia nas Olimpíadas: seleção feminina goleia e apendicite tira tenista brasileiro

O primeiro dia de competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio - antevéspera da cerimônia de abertura - teve uma empolgante goleada verde-e-amarela no futebol feminino, mas uma notícia ruim no tênis, com o abandono de Bruno Soares. Também a confirmação de Brisbane como sede das Olimpíadas de 2032, doping no hipismo e mais atletas com covid-19.

Goleada no futebol

Para os brasileiros, as Olimpíadas começaram com uma excelente estreia da Seleção feminina de futebol, que goleou a China por 5 a 0. Com um começo excelente e gols de Marta e Debinha, a equipe da técnica Pia Sundhage abriu boa vantagem no primeiro tempo. Na etapa complementar, as asiáticas equilibraram o jogo por um momento e até acertaram a trave brasileira três vezes, mas a Seleção deslanchou após Marta anotar outra vez. Em seguida, Andressa Alves e Bia Zaneratto fizeram da estreia uma goleada.

O jogo foi no Estádio Miyagi e valeu pelo Grupo F, que ainda tem Holanda e Zâmbia. A Seleção agora volta a jogar no sábado (24), às 8h (de Brasília), contra a Holanda, que é uma das favoritas.

Pelo Grupo G, teve zebra: a seleção dos Estados Unidos, grande potência e favorita ao ouro, estreou perdendo por 3 a 0 para a Suécia, que balançou as redes com Blackstenius (2) e Hurtig. Quem estreou com o pé direito foi o Reino Unido, que bateu o Chile por 2 a 0 com um doblete de Ellen White.

Apendicite no tênis

No tênis, o dia não foi nada bom. Bruno Soares, número 1 do Brasil nas duplas, foi diagnosticado com apendicite e vai precisar passar por uma cirurgia no Japão. Marcelo Melo, que seria seu parceiro, vai atuar ao lado do gaúcho Marcelo Demoliner.

Softbol abriu os Jogos

Antes, às 9h locais (21h de Brasília), a honra de realizar a primeira competição oficial de Tóquio-2020 coube ao softbol, com o time da casa que não decepcionou. O Japão bateu a Austrália por 8 a 1. Os outros dois jogos do dia tiveram resultados protocolares. Favoritas, as seleções de Estados Unidos e Canadá confirmaram suas condições. As estadunidenses venceram as italianas por 2 a 0, enquanto as canadenses controlaram a partida contra as mexicanas e fizeram 4 a 0. As equipes voltam a campo amanhã com os seguintes confrontos: EUA x Canadá, México x Japão e Itália x Austrália.

Doping no hipismo

Outra notícia quente antes do início de uma modalidade: o cavaleiro australiano Jamie Kermond foi flagrado em um exame antidoping e está fora dos Jogos. Ele foi suspenso preventivamente após testar positivo para um metabólito de cocaína, segundo informou federação de hipismo da Austrália.

Brisbane sediará Jogos de 2032

No início da manhã (horário de Brasília), a cidade australiana de Brisbane foi anunciada como sede das Olimpíadas de 2032. A confirmação do COI fará com que os Jogos passem por cinco continentes em sequência: América do Sul (Rio-2016), Ásia (Tóquio-2020), Europa (Paris-2024), América do Norte (Los Angeles-2028) e Oceania (Brisbane-2032).

Mais casos de covid-19

Dois competidores tiveram casos de covid-19 divulgados. No skate, a holandesa Candy Jacobs fez o anúncio em seu Instagram, confirmando que está fora do evento. No vôlei de praia, os Estados Unidos não terão Taylor Crabb, testou positivo segundo a NBC Sports. Ele ainda não se pronunciou.