Esportes

Jogador uruguaio encontrado morto | Quem é Williams Martinez, atleta que paralisou o campeonato de seu país

Jogador uruguaio encontrado morto | Quem é Williams Martinez, atleta que paralisou o campeonato de seu país

A 11ª rodada do Campeonato Uruguaio ficou marcada neste final de semana pela morte do jogador Williams Martinez. O atleta, que defendia o Villa Teresa, na segunda divisão do torneio nacional, foi encontrado sem vida em seu apartamento ontem (17).

Com 38 anos, Williams Martinez era irmão do também jogador Edgar Martínez. Ele jogou por 17 clubes em países da Europa e da América do Sul, entre eles o River Plate em duas oportunidades e o Cerro Porteño.

Começou a carreira profissional em 2001, no Uruguai, atuando pelo Defensor Sporting Club, sendo que em 2003 foi emprestado para o Ferro Carril Oeste, do Paraguai, equipe onde não conseguiu se destacar.

O jogador acabou retornando ao seu time de origem. Já no ano passado, esteve no Agrup. Dep. Ceuta, da Espanha e retornou novamente ao Uruguai para defender o Rampla Juniors, onde pouco tempo depois assinou contrato com o Villa Teresa para a temporada 2021.

Mesmo com uma carreira de 20 anos e de grandes momentos, foi justamente no começo de sua trajetória no futebol que conseguiu se destacar, sendo inclusive convocado para defender a principal seleção do Uruguai, em 2003, durante alguns amistosos, chegando a marcar um gol.

Apesar de não ter conquistado nenhum título com as camisas que vestiu, foi em solo uruguaio que ele teve seu melhor desempenho como jogador. Como zagueiro, Williams Martinez disputou 326 partidas oficiais e marcou 13 gols durante suas duas décadas na profissão.

Curiosamente, Williams enfrentou o Grêmio durante a Copa Libertadores de 2007, ano em que defendia o Defensor Sporting. Naquele ano, quando tinha acabado de voltar do empréstimo para o Ferro Carril Oeste, o uruguaio venceu os brasileiros no estádio Luis Franzini, em Montevideo, pelo jogo de ida das quartas de final do torneio. A equipe, no entanto, foi derrotada na partida de volta, nos pênaltis, e deixou o torneio.

Neste domingo, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) decidiu suspender os jogos restantes da 11ª rodada do Campeonato Nacional após sua morte. A decisão foi um pedido do Sindicato Uruguaio de Futebolistas Profissionais para interromper as atividades - tanto os jogos como os treinos - para um dia de reflexão. Em relação aos motivos, a imprensa uruguaia não divulgou detalhes.

Neste domingo seriam disputados três jogos, enquanto na segunda-feira encerraria o dia com o último jogo da data. No momento, a AUF não anunciou quando será retomada a décima primeira data do futebol da Primeira Divisão do Uruguai, cujo único líder é o Plaza Colonia.

Caso semelhante ocorreu em fevereiro

Em fevereiro deste ano, o jogador de futebol uruguaio Santiago Morro García também cometeu suicídio em seu departamento. Williams Martinez e Santiago foram companheiros de equipe em 2014, no River Plate.

De acordo com o último cadastro apresentado pelo Governo uruguaio na última sexta-feira, em 2020 ocorreram 718 suicídios e uma taxa de 20,30 por 100.000 habitantes, sendo considerado um problema que mais preocupa a nível nacional. Do total de casos, 80,92% são homens, embora em relação às tentativas de suicídio as mulheres sejam as que mais se registram.

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda no CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (www.cvv.org.br) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.