Esportes

João Azevêdo entrega ginásio paradesportivo do Instituto dos Cegos

João Azevêdo entrega ginásio paradesportivo do Instituto dos Cegos

O governador João Azevêdo esteve, nesta segunda-feira (17), no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), em João Pessoa, ocasião em que entregou o ginásio paradesportivo José Belarmino de Souza, construído pelo Governo do Estado por meio de convênio, no valor de R$ 1,2 milhão. O equipamento vai auxiliar no processo de reabilitação de alunos, que agora poderão praticar diversas modalidades do paradesporto, como futebol de 5 e goalball em local apropriado no próprio instituto. A entrega ocorre no aniversário da sede da instituição, que desde 1944 atende pessoas com deficiência visual.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a estrutura entregue hoje é resultado do trabalho sério e comprometido desenvolvido pelo Instituto dos Cegos há 77 anos. “O Instituto tem uma função social extraordinária e uma história muito grande com a Paraíba e nós temos a possibilidade de ajudar a instituição a manter a estrutura, atendendo a demanda por um espaço para a prática de esporte com todas as condições de acessibilidade para as pessoas com deficiência”, frisou.

A primeira-dama Ana Maria Lins parabenizou a instituição pelo seu aniversário de fundação e destacou o aspecto inclusivo do ginásio paradesportivo. “Nós tivemos a oportunidade de visitar o Instituto dos Cegos em 2019, quando recebemos essa reivindicação e hoje temos a honra de concretizar esse sonho da instituição que desempenha um papel tão relevante no estado. Hoje, nós celebramos os 77 anos do Instituto com a entrega desse equipamento como forma de reconhecimento de um trabalho eficiente e comprometido com a qualidade de vida das pessoas, e o Governo do Estado seguirá apoiando iniciativas como essas”, sustentou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, evidenciou que o investimento eleva o patamar de atendimento no local e o trabalho voltado às pessoas com deficiência. “Essa é uma grande ação que começou com uma visita da primeira-dama e todos os anos nós reafirmamos nossa parceria com o Instituto e conseguimos celebrar um convênio específico para a construção do ginásio paradesportivo, um dos mais modernos na Paraíba, que também servirá às associações e instituições que trabalham o esporte para as pessoas com deficiência”, falou.

O vice-presidente do Instituto dos Cegos, José Antônio Ferreira, destacou a alegria de inaugurar o ginásio no mês que a instituição celebra 77 anos. “Nós só temos a agradecer à primeira-dama e ao Governo do Estado porque esse é um sonho de mais de 40 anos. Nós tínhamos uma quadra aberta e os atletas cegos treinavam sob o sol e essa nova estrutura permitirá que façamos grandes atletas paralímpicos. Hoje nós atendemos mais de 600 usuários, entre deficientes visuais e intelectuais, e todo esse pessoal poderá usar esse equipamento”, comentou.

O ginásio possui uma área total de 1.429,72 metros quadrados, sendo 1.331,04 metros quadrados de área do ginásio, enquanto a área dos três vestiários possui 98,68 metros quadrados. O equipamento possui ainda dois banheiros adaptados e estacionamento com capacidade para 30 veículos.