Esportes

Classificado no Paulistão | Laterais crescem em sistema de Crespo e criam disputa acirrada no São Paulo

Classificado no Paulistão | Laterais crescem em sistema de Crespo e criam disputa acirrada no São Paulo

A lateral direita do São Paulo se tornou um dos principais focos de competição no São Paulo de Hernán Crespo. O esquema com três zagueiros liberou os alas para que aumentassem sua contribuição ofensiva. De volta à sua posição original, Dani Alves foi chamado por Tite para defender a seleção brasileira diante de Equador e Paraguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, na primeira semana de junho. Sem o jogador, Orejuela e Igor Vinícius dão indícios de que podem render sob o comando de Hernán Crespo.

Com convocação, Dani Alves desfalcará o São Paulo ao menos em quatro jogos. Ele tem ausência confirmada nas duas primeiras rodadas do Brasileirão — diante de Fluminense e Atlético-GO — e nos dois compromissos contra o 4 de Julho, do Piauí, pela Copa do Brasil. Igor Vinicius e Orejuela indicam, entretanto, que a boa fase no setor não se limita ao veterano: ambos têm contribuído constantemente no ataque tricolor sempre que entram em campo.

O colombiano foi o primeiro a se destacar pela equipe em partidas recentes. Orejuela foi titular diante do Rentistas (URU), pela fase de grupos da Libertadores, e deixou a sua marca no empate por 1 a 1, na última quarta-feira (12). Esta foi a primeira aparição do estrangeiro desde a sua chegada ao Morumbi, em março passado. O jogador tinha ficado fora de boa parte dos compromissos recentes por causa de um problema clínico.

Igor Vinícius recebeu uma chance na noite de ontem (14), diante da Ferroviária, pelas quartas de final do Paulistão 2021. O lateral direito foi preponderante para três dos quatro gols do Tricolor paulista na vitória por 4 a 2. Ele deu assistência para Gabriel Sara, participou do gol de Liziero e fez o seu após passe de Martín Benítez.

A boa atuação não foi inédita: Igor acumula números semelhantes (e até superiores) ao de Dani Alves. O atleta de 24 anos marcou duas vezes e deu quatro assistências em 899 minutos nesta temporada, enquanto o veterano da mesma posição marcou uma vez e deu quatro passes em 942 minutos durante a atual temporada.

Com moral elevada no Morumbi, Igor Vinícius diz que Crespo é crucial para a suas recentes boas atuações pelo clube: "Primeiro, muito feliz pela partida. A gente sempre almeja jogar em alto nível. Meu objetivo é sempre esse. Sobre os números, é muito importante dar assistências, agora jogando em uma função mais ofensiva ainda. Esses números têm uma participação muito importante do Crespo. É o treinador que mais me deu confiança para desempenhar o meu papel dentro de campo, tem uma participação muito grande dele".