Esportes

1 a 1 no Brasileirão | Palmeiras empata com Grêmio e perde chance de colar nos líderes do campeonato

Foi no sufoco, mas o Grêmio evitou mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, já nos minutos finais da partida contra o Palmeiras, pela 11ª rodada. Na tarde de hoje (20), na Arena, em Porto Alegre, o Tricolor viu Raphael Veiga abrir o placar com um bonito gol e a situação ficar delicada. Nos acréscimos da etapa final, porém, Ferreira igualou por 1 a 1.

Com o resultado, o Alviverde desperdiça a chance de colar nos líderes Atlético-MG e Internacional (21 e 20 pontos, respectivamente), e soma 18 pontos na quarta colocação. O Tricolor, que poderia ver a pressão sob Renato Gaúcho diminuir em caso de vitória, torna-se o time que mais empatou no Brasileirão (sete vezes). A equipe ocupa a 11ª colocação, com 13 pontos.

As equipes agora se preparam para a Libertadores. Enquanto o Tricolor gaúcho enfrenta o rival Internacional no Beira-Rio, o Palmeiras visita o Guaraní (PAR). Ambas as partidas acontecem na quarta-feira (23), às 21h30.

Veiga se destaca com bonito gol

O jogo truncado entre Palmeiras e Grêmio teve poucos momentos de destaque. Até por isso, Raphael Veiga, que completou cruzamento com bonito chute para o gol, acabou como principal nome em Porto Alegre depois de abrir o placar com categoria.

Menino vai mal após ser convocado por Tite

Gabriel Menino foi a campo pela primeira vez depois de ser convocado para a seleção brasileira de Tite. Mas a atuação do meio-campista do Palmeiras neste domingo foi ruim. O jovem jogador, que teve talvez a melhor chance do time paulista no primeiro tempo, em chute travado de dentro da área, recebeu amarelo cedo, ficou pendurado e por pouco não tomou o vermelho. Por conta disso, saiu no intervalo para a entrada de Bruno Henrique.

Mesmo assim, o garoto foi eleito pela Globo como o melhor do jogo — a enquete conta com voto popular e dos comentaristas da transmissão. Ele comemorou o momento vivido. "Muito feliz por tudo que acontece na minha vida. Não muito feliz pelo resultado, mas agradecer a torcida. Vamos em busca de mais vitórias, agora tem a Libertadores", disse à Globo.

Estreia de Diogo Barbosa tem "climão" e risadas

Diogo Barbosa fez sua estreia pelo Grêmio justamente contra o ex-time. E engana-se quem pensa que o reencontro foi amistoso. Depois de partir para cima da defesa, fazer fila e simular uma falta em choque com Felipe Melo, Diogo Barbosa foi cobrado pelo capitão palmeirense. A turma do "deixa disso" interveio e os ex-companheiros, um pouco mais calmos, terminaram dando risada da confusão no lance.

Grêmio tem a bola, mas não leva perigo

Atuando em casa, o time de Renato Gaúcho se impôs. Escalado com o trio de volantes Lucas Silva, Darlan e Matheus Henrique, o Tricolor povoou o meio de campo, controlou a posse de bola, mas esbarrou muitas vezes na defesa palmeirense, hoje reforçada com o retorno de Felipe Melo. Depois que levou o gol, a falta de confiança se tornou adversária dos mandantes, que arrancaram o empate em lance de escanteio já no final da partida.

Palmeiras contra-ataca e funciona quando muda

Como tem sido o habitual da equipe de Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras aguardou o Grêmio no campo de defesa para partir no contra-ataque. Com uma linha de zaga sólida, o problema surgiu mesmo na hora de atacar. Apenas Rony e Willian, escalados na frente no 4-4-2, puxavam as ações de velocidade. O primeiro da dupla, sozinho, não teve o mesmo poder apresentado na altitude boliviana na semana passada. Até por isso, o camisa 29, que não é um jogador veloz, participou pouco.

Percebendo o problema na formação e que o time centralizava muito o jogo, Luxa mexeu, abriu o time com dois pontas (Veron e Wesley) num 4-3-3 e viu a equipe melhorar. Foi pelo lado, inclusive, que o time construiu o gol de Veiga.

Cronologia do jogo

O Palmeiras abriu o placar aos 26 minutos da segunda etapa. Viña avançou pela esquerda, cruzou na medida e viu Raphael Veiga finalizar com força e categoria, sem deixar a bola cair. A bomba estufou as redes de Vanderlei. Nos acréscimos, aos 46, Ferreira completou escanteio e deixou tudo igual.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 PALMEIRAS

Data e horário: 20/09/2020, domingo, às 16h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Éder Alexandre
Cartões amarelos: Victor Ferraz e Alisson (Grêmio); Gabriel Menino, Felipe Melo e Viña (Palmeiras)
Gols: Raphael Veiga, aos 26', e Ferreira, aos 46 minutos do segundo tempo

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz, Diogo Barbosa; Lucas Silva (Ferreira), Darlan (Isaque), Matheus Henrique; Robinho (Guilherme Azevedo), Alisson e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez, Viña; Ramires (Wesley), Gabriel Menino (Bruno Henrique), Danilo, Raphael Veiga (Vitor Hugo); Willian (Luiz Adriano) e Rony (Gabriel Veron). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.