Educação

Uerj adia Vestibular 2021 para 2 de maio e vai adotar prova única

Uerj adia Vestibular 2021 para 2 de maio e vai adotar prova única

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) anunciou nesta segunda-feira (8) o adiamento do Vestibular 2021, previsto para 28 de fevereiro, para o dia 2 de maio. Um novo edital será divulgado em breve com orientações sobre o exame.

A avaliação será reconfigurada e terá uma única prova, com questões objetivas e redação. Os 46.209 candidatos que já estavam inscritos para o exame de 28 de fevereiro estão automaticamente inscritos para a nova data de 2 de maio. Segundo a universidade, futuramente eles ainda precisarão escolher o curso em que desejam ingressar e informar a opção pelo sistema de cotas.

De acordo com a Uerj, dois livros de literatura continuam entre os conteúdos cobrados, “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, para a área de Linguagens da parte objetiva, e “1984”, de George Orwell, para a redação.

Comissão

A mudança se deve aumento do número de casos de covid-19 no estado, e é baseada em um parecer da Comissão para Acompanhamento e Suporte à Tomada de Decisão sobre o Coronavírus da universidade, que avalia riscos da pandemia.

O parecer recomenda que a universidade mantenha as atividades remotas, mantenha as atividades laborais e funcionamento apenas de serviços considerados essenciais, com limite de acesso e proíba qualquer evento de aglomeração. As atividades presenciais não essenciais encontram-se suspensas na Uerj até o dia 28 de fevereiro de 2021.