Educação

Saeb: aprendizado em português e matemática segue estável

Saeb: aprendizado em português e matemática segue estável

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgaram na manhã desta quarta-feira (4) os primeiros resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que mede o conhecimento de estudantes do ensino básico, do 2º e 9º ano, em português e matemática.

Os alunos do 9º ano também foram avaliados em ciências humanas e da natureza. Os testes foram feitos de forma amostral.

Os resutados mostram uma sutil melhora nos níveis de aprendizado em português e em matemática. Mais uma vez, chama a atenção a desigualdade entre os estados. As regiões norte e nordeste seguem com os resultados mais baixos se comparado a região sudeste e sul, com exceção do Ceará, que apresentou resultados acima da média nacional.

No 2º ano da educação básica, mais de 50% dos estudantes avaliados dominam a habilidades testadas tanto em português e em matemática e estão entre 4 e 5 nos níveis de proficiência. Esses alunos estão concentrados na zona urbana, já aqueles que estão na zona rural tem um desempenho inferior. O desempenho nas capitais também é superior ao interior.

Os estudantes do 9º também foram avaliados em ciências humanas e ciências da natureza, o que foi uma novidade na edição de 2019. Os níveis de conhecimento do alunos avaliados foram divididos em uma escala de 1 a 9, sendo que a maioria, mais ficou entre 5 e 7. Em ciências da natureza foram estabelecidos 8 níveis e a concentração maior está nos níveis 3, 4 e 5.

Mais de 5,6 milhões de estudantes presentes e mais de 72 mil escolas foram avaliados em 2019. 80% dos estudantes brasileiros previstos estiveram presentes na aplicação das provas. Foram envolvidos 60.597 profissionais na aplicação do exame.

Participaram da apresentação dos resultados do Saeb o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, e do secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim. Também estavam presentes o titular da Daeb (Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep), Carlos Roberto de Souza, e o presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Luiz Miguel Martins Garcia.

Saeb

O Saeb é um sistema de avaliação que mede a qualidade da educação praticada no país. Os estudantes realizam testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem.

Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, para cada uma das etapas avaliadas.

A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das escalas de proficiência. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).