Educação

Enem 2021: saiba como criar login único e recuperar senha de acesso

Enem 2021: saiba como criar login único e recuperar senha de acesso

Os interessados em participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 precisam ter acesso ao login único por meio do site do Governo Federal. Esse é o primeiro passo para acessar o portal.

Antes de fazer a inscrição, saiba o que muda na edição do Enem 2021

O cadastro é necessário para acompanhar a inscrição na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, bem como para consultar o local de provas e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição.

Enem 2021: Confira o passo a passo para realizar a inscrição no exame

Com o acesso o participante também poderá utilizar para conferir resultados individuais e para se inscrever em programas de acesso à educação superior, bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do MEC (Ministério da Educação).

Leia também
  • Segunda etapa do Revalida 2020 ocorre neste fim de semana
  • Veja por que a Finlândia está entre melhores do mundo em educação
  • Prouni oferece mais de 134 mil bolsas de ensino superior

Confira abaixo o passo-a-passo para o cadastro do login único:

1) Acesse o portal acesso.gov.br e clicar no botão “criar sua conta gov.br”. Em seguida, o sistema abrirá uma caixa para indicar a opção de cadastro.

2) Na próxima tela será apresentado o termo de uso. O usuário deverá concordar e clicar em “avançar” e preencher os campos com as informações solicitadas nas abas: “dados cadastrais”, “habilitar cadastro” e “cadastrar senha”. Com a criação da senha, é só clicar no botão “concluir”.
Recuperação de senha.

Caso o participante já tenha o cadastro único, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la. Basta acessar o sistema do Governo Federal, informar o número do CPF e clicar em “avançar” e selecionar a opção “esqueci minha senha”. Ficarão disponíveis as seguintes opções para envio do código de verificação para recuperação da senha: aplicativo Meu gov.br, bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, e-mail ou SMS (mensagem de texto). Após selecionar a opção desejada, clicar em “avançar”.

O participante deve conferir o código no ambiente que selecionou, digitá-lo no campo indicado e, em seguida, apertar a tecla “avançar”. Aparecerá a tela de nova senha. Após criá-la, o participante deve repeti-la no campo indicado e apertar o botão “concluir”. A senha deve ser anotada ou memorizada.

Enem 2021

Os estudantes participantes do Enem 2021 terão até o dia 14 de julho para realização a inscrição por meio da Página do Participante no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.) O valor da taxa é de R$ 85 e deverá ser pago até o dia 19 de julho.