Educação

Divulgado resultado da primeira fase da Olimpíada de Matemática

Divulgado resultado da primeira fase da Olimpíada de Matemática

O resultado da primeira fase da 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) foi divulgado nesta quinta-feira (9). A lista dos estudantes classificados para a segunda fase pode ser acessada na página eletrônica da OBMEP.

Cerca de 18 milhões de estudantes de 55 mil escolas participaram da primeira etapa. As provas foram aplicadas entre 28 de junho e 3 de agosto. Já os exames da segunda fase estão previstos para 6 de novembro e a divulgação dos premiados para 18 de janeiro de 2022.

Leia também
  • MEC lança livros do Curso Práticas de Alfabetização para professores
  • EAD: curso gratuito ajuda jovens a encontrar sentido na profissão
  • Escolas particulares estão em processo de retomada

A OBMEP concede medalhas de ouro, prata e bronze e mais de 50 mil menções honrosas. Além disso, os estudantes que recebem medalha garantem o ingresso em programas de iniciação científica, com direito a uma bolsa de incentivo financeiro mensal concedida pelo CNpq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).

A OBMEP é financiada pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações, e tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica, desafiando os estudantes e incentivando o aperfeiçoamento dos professores.