Educação

Curso coordenado por presidente da Capes tirou nota 2 em avaliação

Curso coordenado por presidente da Capes tirou nota 2 em avaliação

A nova presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a advogada e reitora do Centro Universitário de Bauru, uma instituição particular do interior de São Paulo, Cláudia Mansani Queda de Toledo, teve um dos cursos de pós-graduação descredenciado pela própria Capes em 2017.

Um dos cursos de Direito coordenados por Cláudia teve nota 2. A avaliação da Capes compreende cinco seções: "proposta do programa", "corpo docente", "corpo discente", "teses e dissertações", "produção intelectual" e "inserção social".

A Capes é uma fundação vinculada ao MEC (Ministério da Educação) que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros. Entre as funções da instituição, cabe avaliar os cursos de pós-graduação, divulgar informações de caráter científico e promover cooperação internacional.

Em nota assinada por Flávio Toledo, presidente do conselho gestor da Instituição Toledo de Ensino (ITE), disse que o Centro Universitário de Bauru recorreu ao Conselho Superior da Capes e teve o recurso aceito. "A nota do programa passou a ser 4", afirmou.

Veja a nota na íntegra:

"A Instituição Toledo de Ensino (ITE), fundada há 70 anos, mantenedora do Centro Universitário de Bauru, possuiu um programa de pós-graduação em Direito com os cursos de mestrado e doutorado. O PPGD iniciou o Mestrado em 1998 e o Doutorado em 2007. Portanto, o Programa conta com mais de 20 anos (mestrado) e 13 anos (doutorado), sendo os dois credenciados pela Capes. Na última avaliação quadrienal, vários programas, como a USP, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PUC de Minas, entre tantos outros, tiveram a sua nota rebaixada. A ITE, inconformada com o resultado da mesma, recorreu ao Conselho Superior da CAPES e teve o seu recurso provido, assim como várias outras dezenas de programas. A nota do programa passou a ser 4. Esse é o resultado final da última avaliação quadrienal. A homologação se deu através da Portaria MEC nº 543 de 16/6/2020.

Flávio Toledo – Presidente do Conselho Gestor da ITE"

Segundo o currículo disponível na Plataforma Lattes, Cláudia é reitora e professora de Direito Constitucional e dá aulas na graduação e na pós-graduação e coordenadora científica.  A professora possui mestrado em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutorado em direito constitucional pela Instituição Toledo de Ensino, a mesma que tirou nota 2 na avaliação da Capes.