Brasil

Queda de meteoro ilumina céu e ofusca lua cheia

Queda de meteoro ilumina céu e ofusca lua cheia

A queda de um meteoro iluminou o céu na madrugada de ontem entre as cidades de Cuiabá e São José dos Quatro Marcos, no Mato Grosso. O fenômeno foi captado pela Brazilian Meteor Observation Network (rede brasileira de observação de meteoro, ou Bramon), grupo que monitora meteoros por 102 operadores de 159 estações em 20 estados, e do Clima ao Vivo, um sistema de câmeras espalhadas pelo país. O clarão foi registrado às 2h22, horário de Brasília.

Conforme o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, a explosão ocorreu a 38 km de altitude, próximo de Cáceres (MT), a 217 km de Cuiabá. O clarão foi tão intenso que ofuscou a lua cheia. Nesses casos, o meteoro é chamado de superbólido. A explosão é provocada pela passagem em alta velocidade do fragmento de rocha pela atmosfera da terra. As informações são do UOL.

Ainda não se sabe se o meteoro foi totalmente consumido com o ingresso na atmosfera terrestre ou se algum fragmento atingiu o solo. Também não se sabe com precisão o tamanho do objeto antes da explosão, o que ainda precisa ainda calculado.