Brasil

Moraes autoriza PF a pedir apoio aos EUA para desbloquear celular de Salles

Moraes autoriza PF a pedir apoio aos EUA para desbloquear celular de Salles

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que a PF (Polícia Federal) receba o apoio dos Estados Unidos para desbloquear o celular do agora ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Moraes tomou a decisão na semana passada, no último dia 16.

A informação foi divulgada hoje pela TV Globo e confirmada pelo UOL, no mesmo dia em que Salles pediu demissão do cargo e deixou o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O objetivo é que o aparelho seja enviado para perícia e seja desbloqueado para que os agentes consigam acessar os dados. Além disso, a decisão de Moraes ordena que as operadoras Tim, Vivo, Claro, Oi, Nextel, Algar e Sercomtel informem se o ex-ministro tem outras linhas habilitadas.

Moraes autorizou à PF “valer-se do apoio técnico do ‘US Fish and Wildlife Service’ com vistas ao desbloqueio do aparelho”. O ministro do STF salientou em sua decisão que a ajuda do órgão americano vale somente para desbloquear o celular, enquanto que “o acesso, extração e análise dos referidos dados devem ser feitos” pelas autoridades brasileiras, após o desbloqueio. A US Fish and Wildlife Service é um órgão do governo dos EUA dedicado à proteção do meio ambiente.