Vida

Tartaruga é encontrada morta em praia de Ilhéus (BA)

Tartaruga é encontrada morta em praia de Ilhéus (BA)
Foto: Projeto (A)mar

Uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), espécie considerada em situação de vulnerabilidade pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), foi encontrada morta na praia Mar e Sol, na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia.

Segundo informações do Projeto (A)mar, referência na proteção dos mares e animais marinhos, a tartaruga já estava em estado avançado de decomposição. A causa da morte ainda não foi determinada e não há informações se serão realizados exames de necrópsia.

Pixabay

Esta é quarta tartaruga encontrada nos últimos três dias apenas em Ilhéus. No domingo (16), duas tartarugas, uma da espécie oliva e outra da espécie oliva, foram encontradas mortas na praia da Avenida. Na praia do Pontal, também foi encontrada uma tartaruga da espécie verde.

O Projeto (A)mar acredita que os animais foram vítimas de redes de pesca, um das principais causas da morte da espécie em todo mundo. Representantes do projeto afirmam que apenas esse ano 32 animais, incluindo tartarugas, foram encontrados mortos em Ilhéus apenas este ano.

Pixabay

Além da pesca, o lixo também representa uma ameaça à fauna marinha. Estas espécies confundem plástico com alimento e em quase 100% das vezes após ser consumido leva os animais à morte. A poluição também está entre as principais causas de ameaça a animais marinhos.