Vida

Rio Itaúnas recebe proteção contra óleo no Espírito Santo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição da Barra

O rio Cricaré e o riacho Doce também receberam proteção contra o óleo

Barreiras de contenção foram colocadas na foz do rio Itaúnas, em Conceição da Barra, no Espírito Santo, neste sábado (16), para inibir a passagem do óleo que chegou recentemente no estado. As manchas surgiram no Nordeste em 30 de agosto e se espalharam nos últimos meses.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição da Barra

Amostras do material foram coletadas no último dia 10 pela primeira vez em praias do município. As informações são do portal G1.

A intervenção faz parte do Plano de Ação Emergencial, que prevê a proteção dos estuários do riacho Doce, rios Itaúnas e Cricaré. As ações de proteção dos estuários estão recebendo prioridade máxima da Prefeitura de Conceição da Barra durante a execução do plano.

Barragens com areia e sacos de ráfia foram instaladas no riacho Doce. No caso dos rios Itaúnas e Cricaré, foi necessário instalar proteções mais efetivas e minuciosas por conta da maior área de desembocadura e das diferentes profundidades, além das vegetações específicas.

Equipes da prefeitura, Instituto Estadual de Meio Ambiente/Parque de Itaúnas, Marinha do Brasil, IBAMA, UFES e voluntários estão limpando as praias e os estuários.

De acordo com monitoramento realizado na última sexta-feira (15), as praias estão limpas e aptas para uso da população.

“Mesmo assim, é importante ficar em alerta e caso sejam verificados vestígios de óleo em alguma praia, deve-se manter contato imediato com a Marinha pelo telefone 185”, informou a nota da prefeitura de Conceição da Barra.