Vida

RANKING DE COMPETITIVIDADE: Paraíba é líder entre os estados do Nordeste

RANKING DE COMPETITIVIDADE: Paraíba é líder entre os estados do Nordeste

A Paraíba ficou em 11º lugar na edição 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta de avaliação da gestão pública desenvolvida pelo CLP – Liderança Pública com o intuito de prover diagnósticos sobre destaques e desafios enfrentados por áreas essenciais da administração pública. A unidade federativa é a mais bem avaliada no Nordeste, tendo bons resultados nos pilares de Segurança Pública, Solidez Fiscal e Inovação.

De acordo com a análise feita pelo CLP – Liderança Pública, a Paraíba conta com um conjunto de fatores positivos que favorecem o seu desenvolvimento e garantiram que o Estado ficasse em primeiro lugar entre todos os estados do Nordeste.

No pilar de Segurança Pública, vale registrar que a unidade federativa saiu da desprestigiada posição de ser uma das mais violentas do país em 2015, para alcançar a 4º colocação, ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A segurança é um serviço público que expressa bem o funcionamento das instituições de um estado, trata-se de um pilar necessário para a construção da ordem e da proteção dos direitos individuais, além de se mostrar essencial ao desenvolvimento.

Em outros pilares, como Solidez Fiscal e Inovação, a Paraíba teve um aumento considerável de posição comparado aos últimos anos, ficando em sétimo lugar nos dois pilares. É importante ressaltar que a teoria econômica moderna considera a inovação peça-chave para o crescimento e desenvolvimento econômico de longo prazo, pois ela promove ganhos de produtividade essenciais para a promoção de um crescimento econômico robusto

Sobre – O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil e busca pautar a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social). Disponível numa plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 69 indicadores distribuídos pelas áreas-chave.

Sobre o CLP – O instituto é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que engaja a sociedade e desenvolve líderes públicos para enfrentar os principais problemas do Brasil. Focado no desenvolvimento de lideranças e na aprovação de mudanças estruturais para o desenvolvimento do país, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.