Vida

Governo do Estado realiza festival de valorização da cultura cigana

Governo do Estado realiza festival de valorização da cultura cigana

A cultura cigana – com sua arte, comidas e danças típicas e a língua Calon– está presente em 27 cidades da Paraíba. A maior população fica concentrada em três ranchos na cidade de Sousa e Condado, com registros de mais de 260 famílias, que chegaram à região há 35 anos. Para celebrar a riqueza e a diversidade da tradição, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Sousa, realizam o I Festival de Cultura Cigana, neste sábado (25), na praça da Matriz, às 17h. A data é em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, comemorado em 24 de maio, dia de Santa Sara Kali.

O evento organizado pelas Secretarias estaduais de Cultura e da Mulher e da Diversidade Humana tem apoio do Ministério Público Federal. Com atividades nos ranchos na sexta-feira (24), o objetivo do evento é divulgar e valorizar as produções dos povos ciganos, como a leitura de mãos, a realização de jogo de cartas (cartomancia), grupo musical e de dança, artesanatos e a preservação e a valorização da língua Calon.

“Nesta primeira versão do festival, pretendemos contribuir com a promoção e preservação da cultura cigana, sensibilizando a população e os gestores para o respeito e a convivência harmônica com as tradições ciganas”, disse a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, que salienta que a ideia do evento surgiu após encontros realizados entre o Ministério Público Federal, a prefeitura de Sousa e lideranças ciganas locais.

O secretário de Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, afirma que a valorização do povo cigano integra as políticas públicas do governo em favor desta tradição, como também dos quilombolas e indígenas. Na programação, haverá exposição e venda de artesanato fabricado pela população cigana, contação de histórias, apresentações de músicas ciganas, leitura de maõs e dança da fogueira, entre outras apresentações artísticas.

SERVIÇO 1° Festival Internacional de Cultura Cigana Dia 25 de maio, das 17h às 22h. Praça da Matriz – Sousa

Fonte: Governo do Estado

Créditos: Assessoria