Vida

Ford vs Ferrari | Oito filmes ligados a carros que foram indicados ao Oscar

Ford vs Ferrari | Oito filmes ligados a carros que foram indicados ao Oscar

Retratando o mundo do automobilismo, o filme Ford vs. Ferrari está concorrendo ao Oscar de 2020 em quatro categorias diferentes. Além da principal, a de melhor filme, o longa-metragem - que retrata a vitória da Ford com o GT40 sobre a Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1966 - também concorre a estatuetas nas categorias de melhor edição, melhor edição de som e mixagem de som.

Se vencer em alguma delas, ele não será o primeiro filme com carros a ser premiado pela academia com o troféu mais desejado do cinema.

Relembre oito filmes ligados a carros que estiveram na premiação do Oscar:

Carros (2006)

Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O filme infantil (que fez também muitos adultos irem ao cinema) ganhou o Oscar de melhor animação no ano de 2007. O enredo gira em torno de Relâmpago McQueen, que é mix de vários carros esportivos, como Corvette, GT40 e Mustang. A história ainda apresenta outros carros icônicos, como um Porsche 911 Carrera, um Hudson Hornet 1951 e um Plymouth Superbird 1970.

Grand Prix (1966)

Reprodução
Imagem: Reprodução

O clássico drama, que povoa o imaginário dos fãs da época mais romântica e mais perigosa da Fórmula 1, foi indicado a três categorias e ganhou todas no Oscar de 1967. Foram elas: melhor montagem, melhor edição de som e melhor mixagem de som.

Dias de Trovão (1990)

Divulgação
Imagem: Divulgação

Outro dos filmes que figuram entre os favoritos dos amantes do automobilismo em todos os tempos, Dias de Trovão concorreu ao Oscar em 1991 na categoria de melhor som, mas não venceu.

O filme conta a história de Cole Trickle, um piloto que desiste de correr as 500 Milhas de Indianápolis e vai para a NASCAR atrás de sucesso.

De Volta para o Futuro (1985)

Divulgação
Imagem: Divulgação

O filme levou em 1986 o Oscar de melhor edição de som. O clássico tem como protagonista automotivo um DeLorean DMC-12 capaz de viajar no tempo, levando os outros protagonistas, Marty McFly e Doc Brown, a outras realidades.

Bullit (1968)

Evan Klein/Steve McQueen Online
Imagem: Evan Klein/Steve McQueen Online

A grande estrela do filme é o Ford Mustang GT 390 utilizado pelo protagonista, Steve McQueen. As cenas de perseguição em Bullit são consideradas um marco na história do cinema, tanto que o filme levou na premiação de 1969 a estatueta de melhor edição.

Tucker: O Homem e Seu Sonho (1988)

Divulgação
Imagem: Divulgação

Único da lista a não ganhar um Oscar, o filme conta a história do projetista Preston Tucker, que desenvolveu um carro com design revolucionário nos EUA nos anos 1940 e enfrentou a ira da indústria automotiva.

Depois de falir após fabricar apenas 50 unidades do carro, ele tentou fazer um modelo similar no Brasil, o Carioca. O filme teve quatro indicações em 1989: melhor ator coadjuvante, melhor produção, melhor direção de arte e melhor figurino.

Conduzindo Miss Daisy (1989)

Divulgação
Imagem: Divulgação

Na premiação de 1990, o singelo filme sobre uma senhora e seu motorista foi muito bem e levou para casa quatro Oscars ao todo, incluindo o de melhor filme. O carro no qual Miss Daisy era conduzido era um Hudson Commodore 1949.

Ford vs Ferrari

Ford vs. Ferrari
Imagem: Ford vs. Ferrari

O mais recente membro dessa lista recebeu quatro indicações e concorrerá aos prêmios de Melhor Filme, Mixagem de Som, Edição de Som e Montagem. O longa mostra a rivalidade entre Ford e Ferrari nas 24 horas de Le Mans, e como a montadora norte-americana fez para desbancar os italianos na disputa de 1966.

Matt Damon e Christian Bale interpretam os lendários Carroll Shelby e o piloto Ken Miles, respectivamente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.