Vida

Dia Mundial do Vegetarianismo: conheça as vantagens de ser vegetariano

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Anualmente, no dia 1º de outubro é comemorado o Dia Mundial do Vegetarianismo. A Sociedade Vegetariana da América do Norte (NAVS, na sigla em inglês) iniciou a celebração da data no ano de 1977 com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as vantagens para a saúde, o meio ambiente e os animais, de uma alimentação sem carne.

A entidade dedica-se a conscientizar as pessoas que adotar um estilo de vida vegetariano não é apenas totalmente possível, mas também é mais saudável e compassivo. Mesmo para os que não são vegetarianos, a data pode e deve ser celebrada por todos, como um dia em que a carne fique fora do cardápio.

Milhões de animais são mortos todos os anos no mundo todo para serem consumidos como alimento, isso depois de terem vivido em meio à dor e ao sofrimento, vivendo em espaços limitados, sem acesso ao sol, à grama, à liberdade. Outros tantos têm seus corpos explorados, como as vacas na indústria leiteira e as galinhas nas granjas.

Ao adotar uma alimentação vegetariana, o indivíduo cessa sua contribuição para essa indústria exploratória, ajudando a salvar milhares de vidas e ganhando mais saúde e bem-estar em sua própria vida.

A data é comemorada também para lembrar a população das vantagens de uma vida vegetariana. Ao se alimentar de forma vegetariana, a ingestão de gordura é baixa e isso ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. A nutrição vegetariana também é rica em fibras e antioxidantes que ajudam a combater o câncer.

Diversos estudos e artigos publicados comprovam que uma alimentação vegetariana pode diminuir o risco de diabetes. Da mesma forma, dados revelam que os vegetarianos têm pressão arterial mais baixa, níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade e menores taxas de hipertensão. Com baixos níveis de colesterol e pressão arterial, um coração vegetariano é 32% mais saudável que o coração de um amante de carne.

Este Dia Mundial do Vegetarianismo é uma boa oportunidade para reflexão sobre nosso papel frente à crise de exaustão de recursos, climática, ambiental e emergencial que o planeta enfrenta. Celebre esse dia com pequenas alterações, como: coma apenas vegetais por um dia, caso vá a um restaurante peça tudo do menu vegetariano e compartilhe sua atitude com amigos e familiares.

Isso não só fará a diferença para você, em termos de saúde, mas também para as vidas dos animais que são tiradas pela indústria de alimentos.

Dicas de como celebrar a data

Pelo menos por um dia, coma apenas comida vegetariana, independentemente de você não ser vegetariano. Faça uma experiência de como é comer apenas frutas, vegetais e grãos por um dia. Além disso, peça aos amigos, parentes e companheiros, que também comam apenas comida vegetariana hoje.

Descubra as vantagens de ser vegetariano – o alimento vegetariano é mais vantajoso em termos de nutrição que o alimento não-vegetariano. No entanto, muitos de nós não pensam em suas vantagens. Indivíduos que se alimentam de forma vegetariana têm menos doenças, conclusão comprovada por estudos e pesquisas, além de indicação de médicos e especialistas em nutrição.

Procure por fatos novos sobre frutas e verduras – procure também se informar sobre frutas e verduras que você não conhecia até agora, novidades de sabor e textura. Você pode pesquisar sobre as variedades de sementes, vegetais, frutas, grãos e assim por diante, alimentos que ainda não experimentou. Para isso, você pode pedir a ajuda de um nutricionista.

Compartilhe suas descobertas com outras pessoas, e por último, porém, não menos importante, o que você aprender hoje passe a dividir e comentar com sua família, companheiros, colegas e vizinhos. Você pode se surpreender, e aos seus amigos, com as vantagens surpreendentes de ser vegetariano.

E todo mundo sai ganhando com isso: seres humanos, planeta, meio-ambiente e principalmente os animais.