Vida

Dia Internacional dos Direitos Animais: um marco pelo reconhecimento do respeito à vida

Dia Internacional dos Direitos Animais: um marco pelo reconhecimento do respeito à vida
"Vegano pelos animais" | Pixabay
“Vegano pelos animais” | Pixabay

O Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA) é celebrado em todo mundo no dia 10 de dezembro. A data nasceu após uma campanha iniciada pela ONG britânica Uncaged (Fora das celas, na tradução livre) em 1998. O dia escolhido é uma alusão à comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A história do DIDA teve início em 1978, quando a Uncaged levou à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a proposta de inclusão de animais como seres reconhecidos e dotados de direitos tendo como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

Pixabay

Após muitas lutas e uma espera de 20 anos, a ONG foi vitoriosa e em 1998 a Declaração Universal dos Direitos Animais nasceu. Para celebrar este ciclo de batalhas pelos animais o dia 10 de dezembro foi escolhido e é comemorado em todo o planeta, sendo considerado um símbolo pela atenção pública para a proteção animal.

Este ano está sendo comemorado o vigésimo primeiro ano de celebração do DIDA e é uma ótima oportunidade de reflexão sobre a luta pelo reconhecimento dos direitos animais. Grandes publicações como The Economist e The Guardian, além de pesquisas como a realizada pela Uber Eats FoodCast, afirmam que o veganismo despontou como uma grande tendência em 2019.

Pixabay

Cada vez mais pessoas em todo o planeta estão se conscientizando sobre a senciência dos animais, o impacto ambiental do consumo de carne e a importância da construção de um mundo mais pacífico, tendo como primeiro passo a extensão da compaixão a todas as espécies.

Em todo o mundo ativistas em defesa dos direitos animais realizam ações no dia 10 de dezembro para chamar atenção da sociedade sobre a exploração e crueldade contra animais. A construção de um mundo melhor precisa começar em cada um de nós. O abuso de animais para consumo, testes laboratoriais, entretenimento, ensino, vestuário e outros precisa ter fim e você pode fazer a diferença.

Pixabay

Neste dia 10 de dezembro repense seus hábitos, consumos e a forma como enxerga o mundo e as outras espécies. Considere seus impactos e pense em ações que possam tornar esse mundo mais amigável para todos que nele vivem. Além de mudar seu estilo de vida, também é possível ajudar organizações que lutam pelo reconhecimento dos direitos animais.

Em dezembro, é comemorado o Dia de Doar e em celebração à data a ANDA iniciou uma campanha colaborativa na plataforma Doa Brasil. É possível colaborar com o trabalho pioneiro da ANDA com apenas R$ 10. Clique aqui e faça parte deste movimento que visa tornar o mundo um lugar gentil, pacifico e compassivo para todas as espécies.